Sente-se exausto depois de um ataque de ansiedade? Especialistas explicam

Lordelo

Avensat
naom_62cea2b67e0fc.jpg

Pessoas que lidam com ansiedade diariamente já estão familiarizadas com a sensação de cansaço que se impõe depois de um ataque de pânico ou ansiedade. Infelizmente, é algo relativamente comum, que acontece a várias pessoas e pode provocar outros sintomas como dificuldades na concentração e até dores corporais.






Durante um episódio deste género o corpo passa por diferentes mudanças químicas e os níveis de adrenalina sobem drasticamente, assim como o ritmo cardíaco e respiração. Quando termina, segundo o Huffpost - meio de comunicação online -, esta resposta do sistema nervoso começa a acalmar, provocando, muitas vezes, uma espécie de "ressaca". Algo que deixa as pessoas esgotadas fisicamente e mentalmente.


O que causa esta "ressaca"? O Huffpost perguntou a vários especialistas, chegando à conclusão que primeiro é essencial fazer uma distinção entre ataque de pânico e de ansiedade.





O primeiro é uma "reação fisiológica", que ativa uma resposta que tem como objetivo preparar a pessoa para se defender de algo perigoso. Muitas pessoas comparam os sintomas que resultam destes episódios aos de um ataque cardíaco. Já os ataques de ansiedade acontecem, geralmente, quando as pessoas deixam de se sentir em controlo da sua ansiedade.


Ambos fazem com que a adrenalina se espalhe em excesso pelo corpo e quando terminam podem causar diferentes reações físicas e psicológicas. Por exemplo, em casos em que a pessoa hiperventila, é possível que se venha a sentir dores nos músculos do peito. Outros podem sentir náuseas, problemas gastrointestinais, dores de cabeça e enxaquecas.


Estes efeitos podem ser mais intensos nos casos de ataques de pânico, no entanto, podem durar, em ambos, horas ou até um ou dois dias.


Existem formas para atenuar estes sintomas "pós-ataque", a primeira coisa a fazer é respirar fundo, uma forma de acalmar e desacelerar o sistema nervoso e garantir que consegue estar rodeado por um ambiente onde se sente confortável e seguro.


Fazer exercícios de respiração também pode ajudar, manter rotinas de sono e uma dieta saudável também é algo útil, assim como ter um amigo próximo ou um psicólogo com quem consiga partilhar todas as suas emoções.

IN:NM
 
Voltar
Topo