Será que é melanoma? Os sintomas que o devem preocupar

Lordelo

Avensat
naom_63720b3bd8c3a.jpg


Detetar de forma precoce um melanoma pode aumentar as hipóteses de o tratar da melhor forma. Por vezes, não estar atento a um certo tipo de sintomas, acaba por atrasar todo o diagnóstico. Ainda assim, existem alguns sinais a que pode estar atento.









O portal Eat This, Not That falou com vários dermatologistas para perceber os principais sinais de alerta e os que devem levar a que marque uma consulta num especialista rapidamente. Conheça-os.


Mudanças num sinal


“Se um sinal cresce ou fica mais escuro é importante que seja visto por um médico. Um sinal que não mudou de cor ou tamanho indica que é benigno. Já os que mudam devem ser acompanhados”, refere o médico Simran Sethi.


Quando surge um sinal estranho


Do nada, pode aparecer um sinal que não tinha visto antes. É importante perceber se é diferente dos que já tem. “Se é um sinal mais escuro e diferente de outras manchas que tem no corpo, deve ser algo que o faça ir ao médico”, continua Simran Sethi.


Sinais com contornos irregulares


“Se for demasiado escuro, com contornos irregulares, com seis ou mais milímetros, é algo a suspeitar. Pode ter que fazer uma biópsia para perceber do que se trata.”


Sinais em certo tipo de zonas do corpo


“Se aparecer um sinal na palma da mão, na parte inferior do pé, no couro cabeludo ou na axila, é importante perceber se não se trata de um melanoma. Por norma são zonas que não estão tão expostas ao sol. Pode ser uma variante mais difícil de tratar.”

IN:NM
 
Voltar
Topo