Lordelo
Avensat
Voluntária, gratuita, rápida, indolor e segura, a doação de sangue traduz-se numa dádiva de vida. Sim, o sangue salva vidas. Os seus diferentes componentes são essenciais em casos de hemorragias graves e permitem a realização de tratamentos médicos e cirúrgicos, como quimioterapias intensivas em leucemias, linfomas e tumores sólidos ou transplantes de medula óssea e outros órgãos.
Mas para que nada fique por esclarecer, o Lifestyle ao Minuto reuniu sete perguntas e respostas que irão ajudar o leitor a perceber como funciona a doação de sangue.
1- Todas as pessoas podem doar sangue?
Deve:
- Ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva);
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Ser saudável de uma maneira geral;
- Ter hábitos de vida saudáveis;
- Querer, livremente, efetuar a sua dádiva.
2- E quem teve Covid-19?
As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido Covid-19 devem esperar 14 dias após a recuperação para se candidatarem novamente. Já os indivíduos inoculados com vacinas da Pfizer e da Moderna podem doar sangue sem necessidade de cumprir esse prazo, desde que se sintam bem e estejam assintomáticos.
3- É seguro?
Sim. Em Portugal é integralmente cumprido o previsto na legislação europeia, designadamente as diretivas internacionais.
4- Onde devo dirigir-me?
Para doar sangue poderá dirigir-se aos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra ou serviços hospitalares com recolha de sangue
5- Quais os documentos que tenho de apresentar?
Deve apresentar um documento de identificação com fotografia (bilhete de identidade/ cartão de cidadão, passaporte, cartão de residente ou carta de condução) e preencher um questionário.
6- É feita alguma avaliação clínica?
Sim. O candidato a dador é avaliado por um profissional de saúde que determina a sua elegibilidade para a dádiva de sangue. Serão avaliados parâmetros como peso, altura, tensão arterial, pulso e hemoglobina.
7- Quais os cuidados a ter na dádiva de sangue?
Antes:
- Reforçar a hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia;
- Evitar grandes períodos de exposição solar;
- Tomar sempre o pequeno almoço; não fazer uma refeição abundante previamente à dádiva.
Após:
- Continuar a hidratação;
- Evitar grandes períodos de exposição solar;
- Evitar o exercício físico no dia da dádiva.