Setor do calçado e artigos de pele leva 67 empresas a 3 feiras em Itália

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"Depois de um ano de 2022 de forte afirmação do setor nos mercados externos, 2023 será um ano de muitos desafios, com um abrandamento económico generalizado. O 'cluster' do calçado e artigos de pele procura, nesse contexto de grande exigência, regressar paulatinamente aos mercados internacionais", avança a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), que organiza a participação nacional nas feiras de calçado MICAM, de acessórios de pele MIPEL e de componentes para calçado e marroquinaria Lineapelle.


Segundo explica a associação, após o choque pandémico, o 'cluster' português de calçado e artigos de pele, que exporta mais de 95% da sua produção para 172 países dos cinco continentes, está a "procurar regressar, passo a passo, aos mercados internacionais" e "desde o início do ano já integrou 10 iniciativas promocionais no exterior".

"Os últimos certames já deram indicações de que se está a regressar a níveis próximos da pandemia, pelo que é expectável nos próximos meses um reforço em força da atividade promocional do setor nos mercados externos", destaca.

Em Milão, serão 67 as empresas presentes nos três certames de referência dedicados ao setor de calçado, artigos de pele e curtumes.

A MICAM, considerada "o principal certame profissional" do setor do calçado, contará com a participação de 33 empresas portuguesas, enquanto na feira de acessórios de pele MIPEL o setor estará representado por um expositor. Ambas decorrem de hoje até quarta-feira.

Já na Lineapelle, que se realiza de terça a quinta-feira, a delegação nacional será assegurada por 33 empresas, entre produtores de componentes para calçado e de curtumes.

De acordo com a APICCAPS, a comitiva portuguesa em Itália será visitada pelos secretários de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e da Economia, Pedro Cilínio.

Na edição passada, passaram pelos certames de Milão 35.470 visitantes profissionais (crescimento na ordem dos 20%), com destaque para os compradores de Espanha, França e Alemanha.

"Uma das particularidades foi o regresso em força dos profissionais dos Estados Unidos, Canadá, e Japão, tendência que a MICAM espera agora aprofundar", destaca a associação.

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