Lordelo
Avensat
A camada mais superficial da pele é composta por uma gordura natural, que por sua vez age como barreira contra as agressões exteriores e mantém a derme hidratada, explica um artigo publicado no site do hospital CUF.
Todavia, com as lavagens consecutivas com sabonete, estes óleos são eliminados assim como a sujidade e micróbios, deixando as mãos secas se não forem tomados cuidados adicionais para que permaneçam macias.
Sendo que adicionalmente pode surgir desconforto, vermelhidão, descamação e até fissuras.
Mais ainda, e segundo a CUF quem sofre de outras condições de saúde dermatológicas, tais como eczema, poderá experienciar um agravamento dos sintomas.
O que fazer?
Mesmo que a pele das suas mãos esteja seca, deverá continuar a lavá-las por pelo menos 20 segundos, esfregando-as minuciosamente, inclusive entre os dedos e perto das unhas.
"É importante que o faça com água tépida ou fria - a água quente tem uma ação mais abrasiva, eliminando a gordura da pele. Dê também preferência a um sabonete com ação hidratante e sem fragrância. Seque as mãos com uma toalha limpa, mas deixe ainda alguma água na pele. Outra alternativa é deixar as mãos secar ao ar", pode ler-se no site do hospital.
Hidrate, hidrate e hidrate!
Após lavar, ainda com a pele das mãos húmida, aplique uma loção hidratante nas mãos. E se a derme está mesmo muito seca, então esfregue com um creme mais gordo e hidratante.
Faça o mesmo sempre que usar gel desinfetante.
Uma boa dica, é transportar sempre consigo uma pequena embalagem de creme hidratante, seja na mala, ou armazenada numa gaveta na secretária do trabalho.
Outros tratamentos para as mãos secas
De acordo com a CUF, antes de ir dormir, pode aplicar uma camada generosa de creme hidratante, como um creme gordo. De seguida, calce umas luvas de algodão para estimular a hidratação.
Se preferir pode utilizar máscaras hidratantes em forma de luvas, que são aplicadas durante 20 minutos nas mãos.
IN:NM