Sinais de alerta de doença grave que 'assombrou' princesa Diana

Lordelo

Avensat
naom_63032eced3a3b.jpg

Diana de Gales sofria de bulimia grave. O jornalista britânico Andrew Morton, autor do livro 'Diana, a verdadeira história', conta que a princesa terá enfrentado uma crise poucos dias antes do casamento com Carlos, que mantinha uma relação extraconjugal com Camilla Parker-Bowles. Aos 20 anos, durante a lua de mel, teve episódios de total desespero em que tentou suicidar-se e cortar os pulsos com lâminas.






Mas, afinal, o que é bulimia e quais os sintomas? Em causa está um transtorno alimentar com consequências potencialmente graves que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos e pela autoindução do vómito ou abuso de laxantes ou diuréticos. Ainda assim, têm tratamento clínico e estar atento aos sinais de alerta é fundamental.


Quanto às causas, "existem fatores de risco gerais incluindo história familiar de doença psiquiátrica, particularmente depressão e abuso de substâncias, e fatores de risco específicos como a exposição aumentada a fatores que promovem dietas, a obesidade na infância e a obesidade familiar", explica Ana Peixinho, do grupo Lusíadas.





Quando a bulimia não é devidamente controlada podem surgir complicações, como desidratação, anemia, diminuição dos níveis de potássio, magnésio e sódio no sangue, insuficiência renal, problemas cardíacos, irregularidades menstruais, deterioração dos dentes e gengivas, dor e irritação na garganta e no esófago, úlceras gástricas, obstipação, diarreia, enfartamento, pele seca e áspera, fadiga muscular, ansiedade, depressão e abuso de álcool e drogas.


Como evitar o pior? Um diagnóstico precoce é essencial. Como tal, Eis alguns sintomas a que, segundo a rede de saúde CUF, deve estar atento:


  • Preocupação excessiva com o corpo e medo constante de ganhar peso;
  • Sensação de incapacidade de controlar o comportamento alimentar;
  • Ingestão de comida até ocorrer desconforto ou dor;
  • Indução do vómito após comer ou prática de exercício em excesso;
  • Uso inadequado de laxantes, diuréticos e clisteres ou utilização de suplementos dietéticos para perder peso.
IN:NM
 
Voltar
Topo