Sinais de cancro no intestino que se manifestam nas fezes

Lordelo

Avensat
naom_63d25284c3862.jpg


Cancro no intestino tem uma taxa de mortalidade alta. Acredita-se que talvez esteja relacionada com a falta de sintomas nas fases iniciais da doença. Por isso, mais de 60% dos diagnósticos acontecem quando o cancro já se espalhou, explicam especialistas, citados pelo jornal Mirror.






Ou seja, é importante estar atento aos hábitos diários, mas também a mudanças repentinas nas fezes, já que esses são, normalmente, os sinais que se manifestam primeiro.


Leia Também:


Aliás, citando o Serviço Nacional de Saúde Britânico, o jornal explica que, entre os primeiro sintomas, estão fezes mais frequentes e soltas.


Já em termos de aparência, encontrar sangue nas fezes, também está associado a este cancro. É, no entanto, improvável que se apresente com uma cor vermelha viva e normal, adverte a Cancer Research UK, a maior organização independente de pesquisa de cancro do mundo.


O sangue da parte superior do intestino não fica com esta cor, acrescentam, explicando que, na realidade, fica vermelho escuro ou preto, semelhante a alcatrão. Neste caso, é possível que a perda de sangue seja um sinal de cancro numa parte superior do intestino.





Fezes estreitas, em forma de lápis, são outro indicador importante, alerta a Verywell Health, 'website' especializado em saúde, e são "causadas pelo estreitamento da passagem intestinal à medida que o tumor começa a crescer".


Segundo a Mayo Clinic, organização sem fundos lucrativos na área da saúde, quando não acontecem frequentemente não são preocupantes Além disso, em alguns casos, fezes estreitas, especialmente as finas, também podem ser um sinal de estreitamento ou obstrução do cólon.


Outros sintomas de cancro no intestino:


  • Perda de peso inexplicável;
  • Dores no abdómen ou nas costas;
  • Sensação de que não esvaziou o intestino corretamente mesmo depois de ir à casa de banho;
  • Cansaço inexplicável, tonturas ou falta de ar;
  • Nível inferior ao normal de glóbulos vermelhos (anemia);
IN:NM
 
Voltar
Topo