Lordelo
Avensat
Se acorda, pela manhã, com alguns sintomas, como dores de cabeça ou no maxilar, sem explicação aparente, é muito provável que esteja a ranger os dentes, durante a noite. Quem o diz são os especialistas, que falaram com o Huffpost, agregador de blogues, para enumerar os sintomas que este problema pode estar a provocar.
Se passar horas a ranger os dentes é muito provável que acorde com dores de cabeça, um resultado da pressão que fez na boca e maxilar, durante a noite. Normalmente, estas dores afetam as têmporas e a área perto das orelhas, e são uma forma do corpo libertar a tensão que foi acumulada.
Dores no maxilar também são muito comuns. Por isso, é provável que acorde com dores, nos músculos que rodeiam a boca, ou sinta fadiga. Estas dores podem durar entre alguns minutos e algumas horas, no entanto, são mais intensas de manhã. Além disto, se tiver dores nos dentes ou sensibilidade, pela manhã, pode ter bruxismo - distúrbio de movimento involuntário, caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes.
Marjan Moghadam, professora de medicina dentária, nos Estados Unidos, afirma que ranger os dentes "pode causar desgaste que com o tempo pode levar à destruição da própria estrutura dentária, bem como do osso que sustenta o dente no maxilar".
Nestes casos, é provável que repare, ao examinar a boca, que tem algum dente lascado ou despigmentado. O problema pode ainda provocar outras mudanças nos dentes, por exemplo, sentir que um dente foi 'puxado' para a frente ou para trás, sem razão aparente.
O problema também tem impacto na forma como consome alimentos, já que ao desgastar os dentes, pode criar sensibilidade a alimentos e bebidas frias e quentes. Além disto, muitas pessoas rangem os dentes, sem perceber, acabando por não descansar adequadamente durante a noite, por isso, passam o dia com mais sono.
Se sentir estes, ou outros sintomas, relacionados com bruxismo, o melhor é ir ao dentista, para tratar o problema.
IN:NM