Smartphone: cuidados para durar mais

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
Roubos, quedas e mergulhos acidentais são algumas das ameaças à saúde do smartphone. Para mantê-lo impecável, siga os nossos conselhos.



Logo na compra do smartphone, verifique se lhe parece resistente ou, pelo contrário, demasiado frágil. Nada como usar o nosso comparador de telemóveis e descobrir os modelos que obtiveram melhores notas neste aspeto.

Na loja, escolha uma capa de proteção. Algumas tapam o ecrã. Nesse caso, verifique se a tampa tem fecho, caso contrário abrirá se cair ao chão. As películas para o ecrã são importantes para evitar os riscos.

A maioria dos smartphones não é à prova de água. Em caso de “mergulho” acidental, abra a tampa traseira, retire a bateria e os cartões e deixe-o secar durante 24 horas. Também não é boa ideia deixá-lo muito tempo ao sol, como em cima do tablier do carro. Deste modo pode sofrer um sobreaquecimento e avariar.

Proteção antirroubo
Bloqueie o ecrã com um código PIN ou com um padrão de bloqueio, para dificultar o acesso ao telemóvel. Pode também descarregar uma aplicação antirroubo. Estas permitem-lhe controlar o smartphone remotamente. Por exemplo, se o perder, conseguirá localizá-lo e apagar à distância os seus dados pessoais. Alguns equipamentos já contam com uma aplicação de busca: a Encontrar iPhone, no iPhone; a Find My Mobile, nos modelos Samsung; a My Xperia, nos Sony, etc. Nestes casos, não se esqueça de se registar e de ativar a aplicação.

Anote o código IMEI do smartphone. Trata-se de 15 números que o identificam e permitem bloquear o aparelho à distância. Terá de indicar este código caso queira apresentar queixa por roubo na Polícia. Para saber o IMEI, digite *#06# no teclado.

Faça cópias de segurança
O que mais custa perder são os contactos, as fotos, os vídeos, entre outros conteúdos pessoais. Fazer um backup dos dados, de vez em quando, é uma rotina a implementar. Num smartphone com sistema operativo Android, utilize a conta Google para fazer backup. Se tem um iPhone, recorra ao iCloud.








deco.proteste
 
Voltar
Topo