Sobreviver a um ataque cardíaco? O melhor é ter os dentes bem tratados

Lordelo

Avensat
naom_63285d36f2bf7.jpg

Que relação existe entre um ataque cardíaco e uma boa saúde oral? À primeira vista podia dizer nenhuma, mas a verdade é que tem impacto. Um novo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, refere que ter os dentes bem tratados pode levar a uma melhor recuperação depois de um enfarte, por exemplo.









A pesquisa teve em conta dados de dois mil pacientes que tiveram um ataque cardíaco e receberam tratamentos de saúde oral entre 2016 e 2018.


Uma das conclusões refere que os que não tiveram qualquer tipo de cuidado dentário acabaram por precisar de internamento mais longo depois do ataque.


Já quem recebeu cuidados orais regulares apresentou um tempo de internamento mais curto. “A medicina dentária é frequentemente praticada isolada dos cuidados gerais de saúde. Cada vez mais estudo como o nosso mostram que é um erro praticar medicina sem ter em conta a saúde oral dos doentes”, explica o médico Romesh Nalliah, um dos responsáveis pela pesquisa.


Embora não se possa concluir uma relação de causa efeito, o médico refere que a saúde dentária e oral não pode estar dependente da saúde geral.


“Torna-se importante incluir o atendimento odontológico na rotina dos cuidados médicos. Os seguros deviam facilitar essa ligação em vez de o fazer de forma separada”, continua Romesh Nalliah.


O estudo foi recentemente publicado no Journal of the American Dental Association.

IN:NM
 
Voltar
Topo