Stoltenberg e a véspera da guerra: "Não foi surpresa, porque sabíamos"

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, deu uma entrevista à Agência France-Presse, publicada esta quinta-feira, onde fez um balanço deste ano de guerra na Ucrânia e, além disso, desvendou que, na véspera do dia 24 de fevereiro, foi dormir sabendo que a invasão poderia estar por momentos.

"Fui para a cama. Mas foi uma noite muito curta, porque sabia que, em algum momento, daí a algumas horas, alguém me iria acordar - e foi exatamente isso que aconteceu", disse.

Stoltenberg adiantou ainda que, "pelas quatro horas [da manhã]", foi "chamado pelo chefe de gabinete". "Disse-me apenas brevemente que 'eles começaram', o que significa que a invasão tinha começado. Não foi uma surpresa, porque nós sabíamos".

Agora, quando se está quase a cumprir um ano desde o início da guerra, o secretário-geral da Aliança Atlântica alertou para o facto de que a NATO deve estar preparada para uma nova era de confrontação com a Rússia que pode arrastar-se por "muitos, muitos, muitos, muitos anos".

"O presidente Putin quer uma Europa diferente, quer uma Europa onde ele possa controlar os vizinhos, onde ele possa decidir o que os países podem fazer", salientou Stoltenberg à AFP, acrescentando: "Precisamos estar preparados para o longo prazo".

"Vimos a queda do Muro de Berlim ou vimos o 11 de Setembro", recordou ainda, vincando que a NATO "sempre procurou onde existem oportunidades para construir uma melhor relação", mas, "com o atual comportamento do regime russo, não há hipóteses".

NATO Secretary General Jens Stoltenberg has told that he went to sleep on the eve of February 24, 2022 knowing full well the carnage that would be unleashed within hours.

— AFP News Agency (@AFP)

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também:

Voltar