Tarifas de roaming na UE mais baratas a partir de segunda-feira

yourfault

Avensat
Amigos Avensat



As tarifas de roaming na União Europeia ficam mais baratas a partir de 1 de julho. Nos dados, há descidas de preços que chegam aos 91%.

As descidas de preços têm vindo a ser impostas pela Comissão Europeia de forma progressiva ao longo dos últimos anos. As primeiras intervenções obrigaram os operadores a reduzir os preços das comunicações móveis de voz em roaming, num segundo momento a CE avançou também para a regulação de preços nas comunicações de dados.

Nas duas áreas os operadores passaram a ter de aceitar tetos máximos de preços a cobrar ao consumidor. As medidas têm sido introduzidas de forma gradual, todos os anos no verão.

Assim, a navegação online no telemóvel em roaming passa a ser taxada a 45 cêntimos de euro por megabyte, já a partir de um de julho. Nas chamadas realizadas, os preços por minuto descem para os 24 cêntimos, menos 17% que o valor atual da chamada Eurotarifa. Nas chamadas recebidas o teto máximo fixado pela CE recua para os 7 cêntimos de euro, menos 12,5%.

Já nos SMS o envio de mensagens passa a ser cobrado a 8 cêntimos, menos 11%. A todos os valores é preciso acrescentar IVA para chegar à conta final que o cliente terá de pagar.

Desde que entraram em vigor, em 2007, as diretrizes da União Europeia para o roaming permitiram uma redução de 80% nos preços das chamadas, SMS e dados em roaming. No mesmo período, o volume de dados móveis gerados em roaming cresceu 630%.

As novas tarifas aplicadas ao download de dados em redes móveis traduzem uma redução de preços de 36%. Em alguns países a descida será ainda maior e chega a ultrapassar os 90%, gerando um impacto muito significativo nos custos associados à utilização de serviços móveis online, como vídeos, mapas ou no acesso a aplicações como o Facebook ou contas de correio.

Vale no entanto a pena sublinhar que no final do ano passado um estudo europeu mostrava que as comunicações móveis em roaming na União Europeia tinham já valores abaixo dos tetos fixados pela UE.









TeK
 
Voltar
Topo