Tecnologia HitchBot ‘morreu’ ao fim de apenas duas semanas nos Estados Unidos

florindo

Avensat
478109.jpg


Tecnologia HitchBot ‘morreu’ ao fim de apenas duas semanas nos Estados Unidos

Robô foi completamente vandalizado em Filadélfia. Andou à boleia apenas 500 km
O robô sorridente que percorreu três países, fazendo milhares de quilómetros à boleia de estranhos, não resistiu aos Estados Unidos. A última viagem de HitchBot começou a 17 de Julho em Marblehead, no Massachusetts, e terminou abruptamente em Filadélfia no sábado. O ‘destino’ era São Francisco, milhares de quilómetros para Oeste.
Criado por investigadores da Universidade de Ryerson, no Ontário, Canadá, o HitchBot tinha um ecrã LED que permitia sorrir e fazer algumas expressões, bem como responder a perguntas simples e fazer piadas, cantar ou até contar curiosidades. Além disso, a cada 20 minutos tirava uma fotografia que, após a autorização das pessoas que o transportavam, era publicada na sua conta nas redes sociais. Saber se os robôs podem ‘confiar’ nos humanos era um dos objectivos dos investigadores por trás do projecto.
No ano passado o pequeno robô foi ‘deixado’ na Nova Escócia, na Costa Este do Canadá, e percorreu cerca de 5.800 quilómetros até chegar a Victoria, na Costa Oeste do país. Atingiu o destino no dia 21 de Agosto, apenas 26 dias e 19 boleias depois do início da viagem.
Já este ano, em Fevereiro, demorou apenas dez dias a atravessar a Alemanha, passando por cidades como Berlim, Munique, Colónia e Hamburgo. Depois disso, segundo os seus criadores, o HitchBot ainda passou 18 dias de ‘férias’ a passear pela Holanda. Foi em Junho último.
No dia 17 de Julho o robô – um cruzamento entre um balde de tinta com braços e pernas, o robô d’A Guerra das Estrelas R2D2 e a personagem de animação Spongebob – foi largado em Marblehead, no estado do Massachusetts. O objectivo era que chegasse ao museu da ciência Exploratorium, em São Francisco. Não havia previsão de data, mas esperava-se que passasse por Times Square, em Nova Iorque; o Millennium Park, em Chicago; o Monte Rushmore, no Dakota do Sul; e o Grand Canyon, no Arizona.
Sabe-se que nos primeiros dias o HitchBot conseguiu andar de barco em Gloucester, depois visitou vários locais turísticos de Boston e até assistiu a um jogo de baseball dos Red Sox. Também passou de facto por Times Square e até recebeu boleia de uma celebridade: Jesse Wellens, conhecido pelos seus vídeos do YouTube.
Sabe-se que Wellens o deixou em Elfreth’s Alley, alegadamente a rua mais antiga dos Estados Unidos, em Filadélfia. Isto foi no final da semana passada, e no sábado já estava a ser partilhada a imagem do robô destruído. A última mensagem oficial no Twitter do robô era: “A minha viagem vai ter de terminar por agora, mas o meu amor pelos seres humanos nunca vai desaparecer”.


Fonte:
 
Voltar
Topo