Lordelo
Avensat
A sua capacidade de abrir um frasco pode ser um indicador de saúde já que segundo um estudo, publicado recentemente, a falta de força nas mãos pode ser sinal de problemas de saúde mais sérios.
Os investigadores dizem que a força muscular tem sido, nos últimos anos, um indicador muito preciso de mortalidade. Além disto, estudos anteriores, associaram a fraqueza nos músculos da mão, mesmo em jovens adultos, a problemas cardíacos, pulmonares e uma esperança média de vida mais baixa.
Agora, os cientistas do International Institute for Applied Systems Analysis, na Áustria, explicam que medir a força das mãos pode ser uma forma rápida e barata de avaliar a força muscular geral.
Por isso, a equipa desenvolveu uma forma mais abrangente para medir esta força e perceber quando é que a fraqueza é preocupante. Para a criação deste novo método foram estabelecidos parâmetros que ligam, diretamente, a força das mãos com a esperança média de vida de cada pessoa. É um teste que poderá ter a mesma utilização que aqueles que medem a pressão arterial.
Cada participante deste estudo fez um teste de força com as mãos e o seu melhor resultado foi registado. Depois, em vez de compararem apenas a força dos participantes com uma amostra de população saudável, como estudos anteriores, os investigadores compararam os resultados de cada participante com indivíduos comparáveis em termos de sexo, idade e altura.
O estudo descobriu que as pessoas com força nas mãos, ligeiramente, abaixo da média vir a ser diagnosticadas com condições de saúde que levam à morte precoce. No entanto, os investigadores também perceberam que ter muita força nas mãos não aumenta a esperança média de vida.
IN:NM