Tem empréstimo? Cinco pontos (que deve conhecer) sobre as taxas Euribor

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
As taxas Euribor ('Euro Interbank Offered Rate', em inglês) são as taxas de juro de referência do mercado monetário do euro para os prazos compreendidos entre uma semana e um ano, esclarece o Banco de Portugal (BdP). Estas taxas, sublinhe-se, são também usadas como referência em vários produtos financeiros, como no crédito à habitação com taxa de juro variável, por exemplo.


De acordo com o portal , "quando se fala da Euribor, costuma-se muitas vezes dizer A taxa Euribor, como se existisse uma taxa de Euribor. No entanto isto não está correto", uma vez que "existem cinco taxas de juros Euribor todas elas com um prazo diferente (anteriormente, havia 15)".

Cinco pontos sobre as Euribor

1. Desde quando existe a Euribor?


"A Euribor existe desde 1999, o ano em que o Euro foi introduzido. Antes dessa época também já se publicava diariamente uma taxa semelhante chamada Aibor. Para além desta taxa, também existiam em vários países taxas de juros locais, como a PIBOR na França e a Fibor na Alemanha."

2. O que determina o nível das taxas Euribor?

"O nível das taxas de juros Euribor é, em primeiro lugar, obviamente determinado pelo volume de oferta e procura. Afinal de contas, trata-se de uma taxa de juro do mercado que é formada por um grande número de bancos diferentes. No entanto existem uns fatores externos que influenciam em grande medida o nível da taxa de juro Euribor. Um destes fatores são as circunstâncias económicas, como por exemplo, o crescimento económico e o nível da inflação."

3. Porque é seguida com tanta atenção a Euribor?

"A taxa Euribor é considerada como a taxa de base para vários produtos de taxas de juros (derivados), como por exemplo, futuros de taxas de juros, swap de taxas de juros e contratos de garantias de taxas. A Euribor também é bastante utilizada como taxa de referência em empréstimos hipotecários e contas poupança. Até existem empréstimos hipotecários em que a taxa de juros é composta por uma taxa Euribor e acrescida de um suplemento fixo."

4. Quais são os bancos europeus que fazem parte do painel?

"O painel de Bancos que determina as taxas Euribor é composto por bancos com uma notação de solvabilidade extremamente boa. A escolha dos bancos, que são solicitados a proporcionar os seus dados para a determinação da Euribor, é controlada por uma comissão diretora da Federação de Bancos Europeus."

5. Euribor e LIBOR

"As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros. LIBOR é a taxa média interbancária contra a qual um grupo representativo de bancos se propõe efetuar empréstimos mutuamente no mercado monetário de Londres. Quanto a Euribor são para LIBOR vários períodos de duração diferentes, de overnight a 12 meses. A maior diferença é que LIBOR aplica-se a moedas diferentes."

Leia Também:

 
Voltar
Topo