Lordelo
Avensat
Depois de uma mão cheia de gomas, um brownie, uns quadrados de chocolate (ou até mesmo a tablete inteira), é quase certo que tem sede e precisa de ingerir algum líquido depois de um doce. Se sempre se perguntou porque é que acontecia, a ciência explica. Conheça o motivo.
O açúcar passa por várias fases assim que é ingerido. Desde a transformação em glicose que segue para o sangue até ao cérebro onde ajuda a libertar serotonina e dopamina. Mas qual a relação com o facto de sentirmos sede?
Segundo os especialistas do Medical News Today, a resposta está no equilíbrio que o corpo faz entre a água e o açúcar. Ao mesmo tempo que a glicose percorre pelo corpo é extraída água das células.
Estas, por sua vez, dão sinais ao cérebro de que o corpo precisa de alguma hidratação. Daí ficar com a necessidade de beber algo, como uma resposta.
Se bebe poucos líquidos, esta necessidade irá ser maior. Quanto mais açúcar é consumido, mais o corpo trabalha para o filtrar pela urina, daí que é necessário que exista esse equilíbrio.
Já sabe, da próxima vez que pedir a sobremesa, tenha também uma garrafa de água próxima.
IN:NM