Lordelo
Avensat
O papel complexo que a inflamação tem na obesidade e a sua influência em condições como a resistência à insulina, o controlo de glicose e o risco de diabetes já é alvo de estudo há muito tempo.
Agora um novo estudo demonstra que o efeito que as temperaturas baixas podem estimular a libertação da molécula que ajuda a reduzir o peso, em ratos.
Para este estudo os ratos fizeram uma alimentação tipicamente ocidental, rica em gordura, tornando-se obesos. Depois, os animais foram expostos a ambientes frios, com temperaturas que rondam os 4,4ºC, o que ajudou os investigadores a concluir que a sensibilidade dos ratos à insulina aumentou e o seu metabolismo de glicose melhorou.
O peso corporal, pelo contrário, diminuiu e também foram verificadas reduções na inflamação dos animais, quando comparado com os ratos que foram mantidos em temperaturas neutras.
Tudo isto depende da produção natural da molécula 'maresin 2' que se encontra na 'gordura castanha' ('brown fat', em inglês), que afinal pode ser positiva e ajudar a reduzir inflamação no fígado, por exemplo.
IN:NM