Tentaram roubar um Monet avaliado em mais de 1 milhão. Mas correu mal

Lordelo

Avensat
naom_611ccf6ca96fc.jpg

Dois homens tentaram roubar uma pintura premiada de Claude Monet de um museu na Holanda, mas o roubo acabou por sair frustrado e os suspeitos fugiram de mãos vazias, de acordo com a polícia holandesa.






Durante a operação no Museu Zaans em Zaandam, a norte de Amesterdão, foram disparados tiros embora ninguém tenha ficado ferido no incidente, confirmaram as autoridades em comunicado.


A pintura a óleo em questão, 'De Voorzaan en de Westerhem', de Monet, está atualmente a ser inspecionada quanto a danos, disse o museu por e-mail à CNN.


"De momento, estamos a investigar se a pintura foi danificada durante o incidente, o que significa que não podemos exibi-la para já", disse a diretora interina do museu, Marieke Verweij.


A tentativa de roubo ocorreu por volta das 10h30 de domingo e funcionários do museu e transeuntes intervieram e conseguiram impedir que o pior acontecesse.


Os dois homens acabaram por conseguir fugir numa scooter preta, que foi, mais tarde, recuperada pela polícia.


"Estamos aliviados em dizer que ninguém ficou ferido e que não conseguiram roubar nada", disse Marieke, acrescentando que a equipa ficou "muito chocada" com o incidente. O local foi temporariamente fechado na segunda-feira e reaberto aos visitantes na terça-feira, embora a pintura tenha sido removida da exposição 'Monet em Zanndam'.


A tela tem retratados barcos a flutuar ao longo do rio Zaan, tendo a pintura de paisagem sido comprada pelo museu em 2015, por mais de 1,16 milhões de euros.


Monet pintou a cena do rio numa viagem a Zaandam em 1871. Pode ver-se a vista de um hotel onde ficou com a esposa e o filho durante quatro meses. Zaandam provou ser uma fonte de inspiração para Monet, com o artista francês a ter criado 25 pinturas e nove esboços da cidade, segundo o museu.


Ambos os suspeitos continuam a monte e a polícia holandesa já começou a ouvir testemunhas

IN:NM
 
Voltar
Topo