Tomar 10 (ou mais) medicamentos pode aumentar risco de reações adversas

Lordelo

Avensat
naom_63cf8d3d73676.jpg


Segundo um novo estudo, idosos que tomam 10, ou mais, medicamentos têm um risco de sofrer reações adversas maior. Além disso, a mesma investigação, publicada na revista científica , concluiu que, ao comparar homens e mulheres, o sexo feminino está, no geral, mais em risco de uma reação negativa.









O estudo analisou 592 indivíduos com 70 anos, ou mais, pacientes em mais de 15 consultórios na República da Irlanda, durante um período de seis anos.


Assim, concluiu-se que, no geral, um em cada quatro idosos, apresenta reações adversas a medicamentos prescritos pelo seu médico de família.


Exemplos destes efeitos incluem boca seca, inchaço do tornozelo, dores de cabeça e náuseas, explica o The Guardian, citando os investigadores.


Mais concretamente, os pacientes que tomavam 10, ou mais, medicamentos tinham um risco três vezes maior de sofrer uma reação. Já as mulheres eram 50% mais vulneráveis a estas reações do que os homens.


A maioria das reações adversas identificadas foram leves e facilmente resolvidas. No entanto, cerca de 11% foram moderadas, na sua gravidade, e oito indivíduos foram hospitalizados.


"É uma boa ideia para os idosos que tomam 10 ou mais medicamentos de uso prolongado, em particular, fazer uma revisão da medicação com o seu médico ou farmacêutico regularmente", aconselha Emma Wallace, coautora do estudo.

IN:NM
 
Voltar
Topo