Lordelo
Avensat
Graças a um novo estudo, feito na Universidade de Queensland, Austrália, foi possível descobrir que alguns antidepressivos comummente prescritos podem aumentar a resistência das bactérias aos antibióticos.
Trata-se de um estudo, disponibilizado na
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
, revista científica, que se focou nos medicamentos usados para tratar transtornos depressivos, transtornos de ansiedade e outras condições psicológicas.Aliás, mais concretamente, os investigadores analisaram a exposição bacteriana a cinco dos medicamentos mais comuns: sertralina (Zoloft), escitalopram (Lexapro), bupropiona (Welbutrin), duloxetina (Cymbalta) e agomelatina (Valdoxan).
“A sertralina, a duloxetina e a fluoxetina tiveram o impacto mais forte na resistência bacteriana aos antibióticos entre os medicamentos que testamos", explica Jianhua Guo, líder do estudo. Aliás, a investigação "mostrou um aumento acentuado na resistência a antibióticos desses três, mesmo em doses muito baixas".
Para terminar, afirma que estudos, no futuro, devem analisar os potenciais efeitos dos antidepressivos nos microbiomas e "avaliar o risco de distúrbios ou doenças gastrointestinais”.
IN:NM