Lordelo
Avensat
Investigadores afirmam que tomar multivitamínicos pode melhorar, e muito, o funcionamento cognitivo de adultos mais velhos. Além disto, sugerem que os benefícios, podem ser ainda maiores para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.
A equipa foi composta por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Wake Forest, que colaboraram com cientistas da Brigham and Women's Hospital. Os resultados foram publicados na revista científica Alzheimer’s & Dementia.
Juntos, analisaram o funcionamento cognitivo de adultos mais velhos, que tomaram um multivitamínico, um suplemento com extrato de cacau ou um placebo, diariamente, durante três anos. Ninguém, nem mesmo os investigadores, souberam quem tomou o quê, essa informação só foi revelada no fim do estudo.
Com esta análise, os investigadores descobriram que as pessoas que tomaram, durante três anos, o multivitamínico conseguiram desacelerar o envelhecimento cognitivo, em 1,8 anos, ou 60%, quando comparados com os participantes que tomaram o placebo. Já os suplementos com extrato de cacau não tiveram impacto.
A equipa sugere que estas descobertas podem estar relacionadas com a forma como os multivitamínicos são benéficos para indivíduos que com carência de micronutrientes, como vitamina C, vitamina E, magnésio e zinco. Algo que acontece porque, no geral, os idosos não têm uma alimentação muito variada e rica em nutrientes.
Os investigadores estavam à espera de conseguir bons resultados com o suplemento de cacau, diz a CNN internacional, por isso, ficaram chocados quando perceberam que o multivitamínico tinha mais benefícios.
Além disto, à CNN, Laura Baker, investigadora e autora principal do estudo, disse que estas descobertas são entusiasmantes, porque os multivitamínicos podem tornar-se numa "intervenção simples, acessível, segura e barata com potencial para fornecer uma camada de proteção contra o declínio cognitivo".
Apesar das novidades positivas, a cientista acrescenta que a equipa ainda não está pronta para recomendar que os adultos, mais velhos, comecem a tomar, imediatamente, multivitamínicos. Por isso, é necessário fazer mais investigação, sobre o tema
IN:NM