Tonificação muscular: Oito coisas que não sabe e que vão mudar a sua vida

Lordelo

Avensat
naom_62c7e5e1191b2.jpg

Quando se está a fazer um programa de perda de peso, o treino de força é recomendado e traz múltiplos benefícios. O exercício físico específico da musculatura é considerado como o fator mais importante para a melhoria da capacidade de realização nas atividades diárias e qualidade de vida, além de proporcionar uma postura mais correta e uma figura mais atrativa.






Assim, Felipe Isidro, chefe da área de Atividade Física da PronoKal, revela em comunicado alguns dos benefícios mais óbvios que o treino de força nos traz.


1- Força muscular melhorada


Para começar, o treino melhora a coordenação intramuscular e, portanto, requer menos esforço para movimentar o nosso peso corporal. Os músculos também dão uma aparência suave ao corpo que nos torna, numa figura mais atraente.


2- Aumento do desgaste calórico


As pessoas que treinam a tonificação muscular reduzem mais facilmente o seu excesso de peso e mantêm o seu peso saudável de uma forma mais fácil.


3- Musculatura melhora a postura


A musculatura desenvolvida apenas por uma parte das nossas atividades diárias, como andar ou caminhar, pode causar uma postura errada. Em vez disso, uma estrutura muscular simetricamente formada conduz a uma postura corporal adequada, livre de dor e contraturas.


4- Prevenção de lesões


Músculos bem tonificados envolvem o corpo como se fossem uma armadura. Protegem contra solavancos e quedas.





5- Evitar os efeitos da idade


A massa muscular começa a diminuir gradualmente a partir dos 30 anos, caso não haja um treino sistemático. Esta degradação não depende do envelhecimento, mas resulta sobretudo da falta de movimento. Por esta razão, pode haver muitos idosos treinados que sejam mais aptos e mais fortes do que alguns jovens destreinados. Portanto, o treino de força devidamente doseado é uma receita perfeita para contrariar os efeitos do envelhecimento.


6- Ossos fortes


A osteoporose, isto é, a degradação da massa óssea está a tornar-se cada vez mais numa doença comum, não só para as mulheres, mas também para os homens. Estudos recentes mostram que a atividade física é decisiva no desenvolvimento e manutenção da substância óssea. Mas o treino de força não só ajuda preventivamente, mas também como reabilitação, reduzindo a degradação óssea. Além disso, músculos fortes protegem as articulações.


7- Efeitos comprovados para o controlo da obesidade e da diabetes.


Através do treino de força, obtém-se uma melhoria da sensibilidade à insulina e uma redução mais eficiente das gorduras corporais. Trata-se de um requisito essencial para a regulação do açúcar no sangue e, por conseguinte, é um tratamento importante na luta contra a obesidade e a diabetes, como doenças metabólicas.


8- Capacidade de desempenho global


Quem já fez um bom treino de força, sabe qual a sensação com que se sai. Geralmente, ficamos com uma sensação agradável, especialmente por causa da libertação de endorfinas, que são hormonas relacionadas com a felicidade. As tarefas diárias e desportivas são desenvolvidas com menos cansaço. A figura torna-se mais atraente e a caminhada mais direita. Se treinar com maior frequência, estas breves sensações tornam-se num efeito duradouro.

IN:NM
 
Voltar
Topo