Torna-se instrutor da polícia depois de ser mandado parar mais de 300 vezes desde os 11 anos

Lordelo

Avensat
img_900x508$2018_07_07_21_14_20_755599.jpg

Um homem inglês de 33 anos já foi mandado parar pela polícia cerca de 300 vezes desde os 11 anos, segundo o jornal britânico Mirror. Diz que o motivo terá que ver com a sua raça, até porque não tem cadastro.

Da primeira vez que foi mandado parar, foi colocado no banco de trás de um carro da polícia, que lhe pediu que tirasse os sapatos e as meias por suspeitar que ele tinha consigo uma arma.

"Quando eu tinha cerca de 12 anos, sentia-me como se fosse um alvo da polícia. Era parado e revistado três/quatro vezes por dia", confessou Nathaniel James ao Mirror Online.

O jovem foi guardando, ao longo dos anos, todos os recibos das abordagens policiais. A dada altura, a situação atingiu tamanho patamar que a mãe pegou em todos os recibos e foi reclamar à polícia. Nathaniel James crê que a situação melhorou um pouco após a reclamação mas, apesar disso, as paragens continuaram.

"Eu não tinha cadastro. Era um bom rapaz. Ser parado e revistado tantas vezes deixava-me frustrado. Eu nunca gostei da polícia porque não conseguia entender porque é que me tratavam de maneira diferente daquela com que tratavam os meus amigos brancos", admitiu à mesma publicação.

Nathaniel James é agora instrutor da polícia de West Midlands (Inglaterra), dedicando-se a explicar aos jovens o comportamento a adotar caso sejam abordados, utilizando o seu próprio caso como exemplo. Nathaniel espera, assim, conseguir um sistema justo.
"Quando tivermos um sistema justo, as pessoas vão perceber que não se é parado por causa do tom de pele, mas sim porque se está a fazer algo errado", explicou ao Mirror Online.

"Continuamos a trabalhar muito para garantir a confiança do público nesta questão delicada e continuaremos a procurar novas maneiras de tornar estes poderes ainda mais transparentes e garantir que sejam usados ??de forma justa e proporcional com todas as comunidades", disse um polícia de West Midlands ao jornal inglês Birmingham Live.

IN:CM

Voltar