Tornados: Assusta Caminha e causa danos na Galiza outro, arrastou barco no Porto

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
ng2427193.jpg


Um pequeno tornado, que se formou no mar, junto a Moledo, em Caminha, por volta das 11.30 horas deste sábado, chegou a motivar vários sustos, mas não viria a causor qualquer dano.

Autarca de Moledo, Joaquim Seixo afiançou que "conforme se formou, o tornado dissipou-se logo de seguida, no mar, sem chegar a terra".

A Proteção Civil não registaria nenhum pedido de auxílio, garantindo fonte da Capitania tratar-se de fenómeno que ali ocorre "com alguma frequência".

Em A Guarda, na Galiza, o tornado danificou uma empresa. Junto à Corunha, outro tornado causaria um ferido.

Um outro tornado foi registado, este sábado à tarde, na Foz do Rio Douro, Porto, danificando uma embarcação.

"O fenómeno tipo minitornado que se formou no mar e depois foi para terra não provocou danos materiais em terra", disse fonte da Polícia Marítima, acrescentando que o fenómeno apenas arrastou uma embarcação privada.


A ocorrência foi "percetível pela população", mas quando a Polícia Marítima foi ao local já não registou nenhum tornado, pois o fenómeno terá tido a duração de "cerca de um a dois minutos", acrescentou a mesma fonte policial.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter 12 distritos sob aviso amarelo até às 3 horas de domingo devido a ventos fortes, ficando vários distritos com o mesmo aviso até sábado, por chuva e agitação marítima.












fonte: JN
 
Voltar
Topo