Lordelo
Avensat
Entra ano, sai ano e é sempre a mesma coisa. Passa dois dias sentado em frente a um banquete de fritos e doces. É Natal e tudo gira à volta da mesa. É a altura dos excessos e das 'facadinhas' na dieta. Todos sabemos. Mas o que talvez não saiba é que há ingredientes bastante usados nesta época que são ótimos aliados contra o mau colesterol se forem consumidos com moderação.
Curioso? Veja abaixo:
1- Nozes
Tal como outros frutos oleaginosos, as nozes ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no nosso organismo. Citada pelo Daily Express, a nutricionista Jenna Hope lembra que "os frutos secos são ricos em gorduras monoinsaturadas e Gorduras polinsaturadas e são também uma boa fonte de fibras". "Trocar fontes de gordura saturada por gordura insaturada pode ajudar a baixar o colesterol. Além disso, as fibras podem também ajudar a diminuir o colesterol, reduzindo a reabsorção da gordura e e impulsionando a sua eliminação", explica.
Para obter os benefícios das nozes, basta comer cerca de 28 a 30 gramas de nozes sem sal por dia.
2- Chocolate preto
As sementes do cacau contêm um alto teor de componentes saudáveis conhecidos como flavonoides, que ajudam a reduzir o mau colesterol. Mais: um estudo publicado no Journal of the American Heart Association revelou que a combinação de chocolate preto com amêndoas diminui níveis elevados de colesterol em quatro semanas.
Leia Também:
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
3- Canela
Uma análise de 10 estudos, publicada na revista Annals of Family Medicine, descobriu que consumir canela diariamente reduziu, em cerca de quatro a 18 semanas, os níveis de colesterol. Ainda assim, a nutricionista Jenna Hope ressalva: "As provas em torno da canela sobre a redução do colesterol têm sido em grande parte conduzidas em animais e, portanto, não podem ser traduzidas para os seres humanos". No entanto, "pode ser utilizada para substituir o açúcar".
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol. O 'bom' colesterol (HDL) é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol (LDL) transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado
Quando está em excesso, o colesterol é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
IN:NM