Tratamento com ómega-3 pode ser benéfico em pessoas com Covid grave

Lordelo

Avensat
naom_6336bfadef883.jpg

Cientistas, espalhados por todo o mundo, estão a fazer um grande esforço para conseguirem respostas sobre a Covid-19 e recentemente, foram apresentadas novidades encorajadoras. Uma equipa de investigadores afirma que um tratamento intravenoso, com ómega-3, pode ser benéfico em idosos, hospitalizados com Covid grave






O estudo, publicado este mês na revista científica , foi realizado em 2020, numa fase inicial da pandemia, quando ainda não estavam disponíveis vacinas.





Para conseguirem chegar a conclusões, os investigadores analisaram 22 pacientes idosos e hospitalizados com coronavírus. Entre eles, metade recebeu, aleatoriamente, um tratamento intravenoso com ómega-3, durante cinco dias, já a outra metade recebeu a mesma quantidade de solução salina.


O efeito do tratamento foi analisado através do mapeamento de biomarcadores inflamatórios e reações imunológicas. Assim, os investigadores perceberam que os ácidos gordos ómega-3 estimularam as moléculas que trabalham para curar inflamações no corpo.





Além disto, "ao isolar as células do sistema imunitário antes, durante e após o tratamento, conseguimos mostrar que a função imunitária melhorou", explicou, em comunicado, Magnus Bäck, consultor de cardiologia e professor do Departamento de Medicina de Solna, Karolinska Institutet, na Suécia, e um dos autores do estudo.


Isto significa que o tratamento, com ómega-3, melhorou o funcionamento do sistema imunitário e a sua resposta ao vírus. Agora, os investigadores estão a planear novos estudos clínicos, para entender se este tratamento é ou não uma solução para pessoas com Covid grave.

IN:NM
 
Voltar
Topo