Tratamento usado contra a Covid-19 não funciona e pode ser perigoso

Lordelo

Avensat
naom_6385c1911399d.jpg


Um novo estudo alerta para o uso de um medicamento contra a Covid-19 que não funciona e pode mesmo ser perigoso. Falamos do Apixabana, que está neste momento a ser desaconselhado.









Segundo o The Guardian, este medicamento estava a ser administrado em doentes em recuperação. Um novo estudo revelou que pode levar a hemorragias e até fazer com que os pacientes necessitem de voltar a ser internados.


É um anticoagulante, bastante usado nos hospitais do serviço de saúde britânico e costuma ser administrado aos doentes quando recebem alta. O estudo Heal-Covid foi financiado pelo governo do Reino Unido e concluiu que não é eficaz.


“É realmente ineficaz em impedir as pessoas de morrer ou serem hospitalizadas. Esta descoberta é importante porque irá evitar que ocorram danos desnecessários”, revela Charlotte Summers, uma das investigadoras.


“A nossa esperança é que esses resultados impeçam que o medicamento seja prescrito desnecessariamente para pacientes com Covid-19 e que possamos mudar a prática médica”, explica Mark Toshner, outro dos autores do estudo.


Este é um tipo de tratamento que era aconselhado aos doentes durante 15 dias depois de terem alta. No estudo, vários dos mais de 400 pacientes acabaram por ter hemorragias. Também mais de 30% acabou por ter de voltar a ser internado.

IN:NM
 
Voltar
Topo