Lordelo
Avensat
O coelhinho de chocolate fabricado pela marca premium Lindt & Spruengli está a celebrar uma vitória legal, depois de o mais alto tribunal suíço ter decidido que merece proteção contra produtos de imitação, incluindo um fabricado pela Lidl.
O tribunal federal de Zurique ordenou ao Lidl que deixe de vender a sua versão da confeitaria em forma de coelho e que destrua todo o stock restante.
O coelhinho de chocolate Lindt - embrulhado em folha dourada, com uma fita vermelha e um pequeno sino - é comercializado em vários tamanhos e é um dos produtos mais vendidos da marca suíça, particularmente na altura da Páscoa.
A decisão do tribunal federal anulou uma decisão proferida no ano passado por um tribunal comercial suíço que condenou a Lindt. Desta vez, a marca de chocolates apresentou inquéritos como parte do caso mostrando que a figura do coelhinho é conhecida do público, relatou o tribunal federal, acrescentando que os coelhos Lindt e Lidl eram suscetíveis de serem confundidos, embora tenham algumas diferenças.
O tribunal decidiu que a destruição do stock de coelhos Lidl é "não significa necessariamente que o chocolate tenha de ser destruído", esclareceu no seu veredicto, sugerindo que poderia ser derretido e reutilizado.
A Lindt tem estado em tribunal várias vezes nos últimos anos para proteger o seu produto que vende dezenas de milhões todos os anos. A empresa solicitou uma marca comercial do seu coelhinho em 2000, que foi concedida no ano seguinte.
A questão de saber se um coelho de chocolate pode ser objeto de marca registada foi posteriormente apresentada ao tribunal superior da Europa, o tribunal de justiça europeu, após uma longa batalha entre a Lindt e a rival austríaca Hauswirth, que também fabricava coelhos de chocolate embrulhados em ouro com uma fita à volta do pescoço.
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