(Em atualização) Negociações bilaterais terminaram e a cimeira de líderes foi retomada. Alexis Tsipras terá recebido uma espécie de ultimato na conversa com Merkel e Hollande.
Alexis Tsipras terá sido pressionado a aceitar implementar mais medidas de austeridade, promovendo reformas mais profundas na Grécia - como prentendem os credores - caso contrário a Grécia terá de abandonar a zona euro, avança o The Guardian. Este terá sido o teor das negociações bilaterais que decorreram durante a suspensão da cimeira da zona euro e que contou com a presença da chanceler alemão Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk, o primeiro-ministro grego Alexis Tsiras e o ministro das Finanças grego Euclid Tsakalotos.
Depois de ter dado conta das negociações bilaterais através do Twitter (em baixo), o porta-voz de Donald Tusk voltou a utilizar a rede social para anunciar o recomeço da cimeira. Portugal está representando pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
Enquanto decorre a cimeira de líderes europeus, o ministro das Finanças grego, Tsakalotos, está reunido com os seus homólogos alemão, Wolfgang Schaeuble, e francês, Michel Sapin.
A França tem sido um dos principais apoiantes dos gregos neste impasse negocial, enquanto a Alemanha tem sido apontada como um dos país mais exigentes nas propostas de reforma na Grécia.
Alexis Tsipras afirmou antes do início da cimeira de líderes, entretanto suspensa, que um acordo é possível: "Podemos chegar a acordo esta noite, se todas as partes o quiserem." Salientou estar "pronto para outro compromisso", e considerou que os líderes europeus devem isso "aos povos europeus", que "querem uma Europa unida, não uma Europa dividida".
Hoje está a ser mais um dia de maratona negocial. Depois da reunião de Eurogrupo - que começou ontem e foi terminada esta manhã - ter chegado ao fim sem que houvesse acordo,
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
e pelo meio houve negociações bilaterais. No Eurogrupo foi
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
de forma a ter acesso a um terceiro resgate, ou seja, as propostas do governo de Tsipras foram consideradas insuficientes. Também estará a ser
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
.Segundo o
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
, nove países estão dispostos a ver a Grécia fora do euro: Alemanha, Finlândia, Letónia, Lituânia, Holanda, Bélgica, Eslováquia, Malta e Áustria; cinco querem envitar um 'Grexit': Portugal, Irlanda, Eslovénia, Estónia e Chipre; quatro querem evitar a todo o custo essa solução: França, Espanha, Itália e Luxemburgo.No entanto, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou: "Percorremos um longo caminho, resolvemos muitas questões, mas alguns temas importantes mantêm-se [por fechar]. Vamos agora informar os líderes da zona euro e esperar que eles decidam."
Pedidos no Twitter para que Tsipras abandone a cimeira
A hashtag #TsiprasLeaveEUSummit está a ganhar força na rede social, com muitos a pedirem ao primeiro ministro grego para abandonar a cimeira de líderes europeus e não ceder à pressão dos credores.
dn