Vêm aí smartphones a 50 euros

Thunderkill

Avensat
Amigos Avensat
File


O único navegador de internet que foi capaz de enfrentar a supremacia do Internet Explorer vai tentar fazer o mesmo nos telemóveis. Os primeiros smartphones Firefox chegam no início de 2013, dentro de cerca de seis meses, e trazem um trunfo imbatível: vão custar tão pouco como 40 e 50 euros. A Mozilla quer ver a Google a bater isso com o Android. Mais baixo e a Google começa a pagar aos consumidores para usarem os seus telemóveis.

O Firefox OS é a evolução do Boot to Gecko, ou B2G, que começou a ser desenvolvido em julho do ano passado. A Mozilla, uma fundação sem fins lucrativos que usa software de código-fonte aberto, começou a trabalhar num sistema operativo móvel porque nunca conseguiu que o navegador Firefox entrasse em qualquer um dos sistemas que competem no mercado - nem no iOS do iPhone, nem no Android da Google, nem no Windows Phone da Microsoft. Mas o plano está a sair melhor do que o esperado. Pelo menos seis operadoras de telecomunicações saltaram para o barco e já estão garantidas duas fabricantes de hardware, a chinesa ZTE e a TCL de Hong Kong, responsável pela marca Alcatel One Touch.


"Os operadores móveis vão ter capacidade para oferecer experiências mais ricas a vários níveis de #preços na entrada da gama dos smartphones", escreveu a Mozilla no site, explicando que isto será importante para que cada vez mais pessoas comprem smartphones nos mercados emergentes. Não é por acaso que o primeiro país a receber um dos smartphones Firefox é o Brasil, através da Vivo (a operadora que já foi participada da PT e agora é da espanhola Telefónica).




07/07/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo
 
Voltar
Topo