Vídeo. Órban foi o único líder europeu que não aplaudiu Zelensky

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi recebido com aplausos dos líderes dos países da União Europeia quando se dirigia ao local onde seria captada a fotografia da “família europeia”, após o Conselho Europeu desta quinta-feira.


No entanto, houve um líder que se recusou a aplaudir o chefe de Estado ucraniano: o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban.

O momento, que pode ver no vídeo acima, foi denunciado pelo ex-primeiro-ministro da Bélgica e eurodeputado, Guy Verhofstard, na rede social Twitter.

“Orbán não consegue sequer reunir a decência para aplaudir o líder de uma nação a ser varrida da terra pela Rússia”, considerou.

O presidente ucraniano esteve hoje em Bruxelas, onde discursou no Parlamento e no Conselho Europeu.

Órban é considerado um dos aliados europeus do presidente russo, Vladimir Putin, e tenta manter relações de proximidade com o Kremlin, sobretudo devido ao fornecimento de energia.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também:

 
Voltar
Topo