Lordelo
Avensat
Apesar de irritantes, as moscas parecem inofensivas, mas é possível que sejam muito mais perigosas do que se pensa. Segundo uma equipa de investigadores, nos Estados Unidos, as moscas "sinantrópicas" (aquelas que não picam, mas que são mais comuns, por isso, convivem com os humanos) podem estar a espalhar doenças, através do vómito.
Até agora, os epidemiologistas, concentraram a sua investigação apenas nas moscas que picam, já que podem transmitir doenças, transferindo sangue infetado, diz a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos.
No entanto, os autores do estudo, publicado na revista científica Insects, dizem que o vómito das moscas, que não picam, parece ser um risco muito maior para a saúde humana.
Os investigadores explicam que, diariamente, as moscas consomem uma grande variedade de alimentos, em diferentes estados, incluindo fezes de animais, resíduos de alimentos e outros lixos. Por isso, acabam por consumir, muitas vezes, patógenos perigosos, que podem causar problemas de saúde.
O cientistas explicam todo o processo, começando por dizer que sempre que se alimenta, a mosca enche a sua "colheita" - nome dado ao local, no corpo do inseto, onde é armazenada a comida. Só mais tarde é que é tudo "transportado" para o sistema digestivo. Como a "colheita" funciona, principalmente, como armazenamento, e não para a digestão, tem poucas enzimas digestivas ou peptídeos antimicrobianos.
Sem isso, a "colheita" torna-se “inadvertidamente um local para armazenar patógenos produtores de doenças", esclarecem os especialistas, ao jornal The Independent.
Depois, à medida que a mosca viaja para encontrar outros alimentos, liberta o excesso de água, através de um processo que pode ter dois nomes: "borbulhar" ou regurgitar a água. Commumente conhecido como vómito de mosca.
Por isso, se o inseto acabar por pousar no seu prato e regurgitar um pouco desta água, em cima da sua comida, pode estar transmitir patógenos nocivos e causadores de doenças.
Além disto, os investigadores também descobriram que as moscas fêmeas são mais perigosas, porque consomem mais carcaças de animais.
IN:NM