Lordelo
Avensat
O Vaticano divulgou, esta quarta-feira, novas diretrizes relativas ao casamento, onde se inclui a castidade dos noivos. Num excerto do documento do Dicastério para os Leigos, é dito que à "Igreja nunca deve faltar a coragem de propor a preciosa virtude da castidade, ainda que esta esteja agora em contraste direto com a mentalidade comum".
Nestas novas diretrizes incluem-se não só a castidade pré-matrimonial, como também a educação sexual e regulação da natalidade.
O Papa Francisco reitera “a necessidade de um ‘novo catecumenato’ em preparação ao matrimónio”, também “como antídoto que impede a multiplicação de celebrações nupciais nulas ou inconsistentes”, porque “esses fracassos trazem consigo grande sofrimento e deixam feridas profundas nas pessoas”.
"Vale a pena ajudar os jovens esposos a saber encontrar tempo para aprofundar a sua amizade e acolher a graça de Deus", lê-se no documento, segundo cita a Agenzia Nazionale Stampa Associata.
"Certamente a castidade pré-nupcial favorece esse caminho”, acrescenta a diretriz, indicando que essa mesma castidade também se aplica a casais que coabitem sem que tenham consagrado o matrimónio.
IN:NM