Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Lordelo

Avensat
naom_63b477b5a66cb.jpg


É um dos tumores malignos mais mortíferos a nível mundial. Ainda assim, trata-se de uma doença curável quando é diagnosticada atempadamente, pelo que deve prestar atenção a quaisquer alterações invulgares no seu corpo, sobretudo nas fezes.






"Embora o cancro do intestino possa apresentar vários sintomas - incluindo uma sensação de inchaço, uma mudança nos hábitos intestinais e dor abdominal - um dos mais comuns é o sangue nas fezes", alerta Anthony Antoniou, do The Princess Grace Hospital e do London Digestive Centre, no Reino Unido, em declarações ao Daily Express. O sangue nas fezes, sublinha, "pode ser um sinal precoce que se pode detectar com a esperança de identificar o problema numa fase mais precoce e tratável".





A hemorragia retal foi, aliás, um dos sintomas mais frequentes em 89% dos doentes com cancro do intestino visados num estudo publicado na revista Annals of the Royal College of Surgeons of England.


Os investigadores dividiram 183 participantes em dois grupos, com base no grau de avanço do tumor. O principal sintoma nas fases iniciais foi sangue nas fezes.


Esta alteração nas fezes vai depender de que parte do intestino está a perder sangue. "Se for no intestino superior, as fezes serão escuras ou até mesmo pretas. A perda de sangue do intestino inferior apresentará uma hemorragia de cor mais clara", esclarece Anthony Antoniou.

IN:NM
 
Voltar
Topo