Verdadeiro Euromilhões. O preço necessário para construir um carro de F1

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A época de 2023 da Fórmula 1 arranca esta sexta-feira. O Grande Prémio do Bahrain está marcado para este fim de semana e será esta a primeira vez que veremos todos os monolugares deste ano em competição. Quem estará melhor, quem estará pior, quem precisa de mais desenvolvimento? Várias questões que deveremos ver respondidas durante o fim de semana, mas há uma que podemos responder já: Qual o valor de produção de um carro de Fórmula 1 atual?


A Red Bull divulgou em 2022 o preço de vários componentes e do total do monolugar. Números que não serão muito diferentes daqueles que foram gastos para a construção destes carros de 2023.

Só o volante pode custar cerca de 49.900 euros, enquanto uma asa dianteira e traseira juntas valem quase 200.000 euros.

O chassis, mas especialmente o motor e a caixa de velocidades são alguns dos componentes mais caros do carro. O conjunto destes três elementos pode custar um total de... 10,5 milhões de euros.

Notícias ao Minuto
O RB19 é o carro que a Red Bull utilizará em 2023 © Getty Images

Quanto ao RB18 da Red Bull por inteiro, o carro que valeu o bicampeonato a Max Verstappen, cifra-se num valor entre os 12 e os 15 milhões de euros, segundo revela a equipa de Milton Keynes.

Sendo que, por norma, cada uma das equipas de Fórmula 1 detém três carros por piloto, o valor total de seis carros aproxima-se dos 90 milhões de euros, o que constitui mais de metade de um orçamento anual de uma equipa. Por falar no orçamento anual, a Red Bull fez ainda saber que os gastos totais em torno de uma só temporada podem ascender aos 145,5 milhões de euros.

 
Voltar
Topo