Viajante apanhado com caracóis gigantes na bagagem. Queria... comê-los

Lordelo

Avensat
naom_6414eaae7243e.jpg


As autoridades norte-americanas detetaram, no Aeroporto Metropolitano de Detroit, um viajante que transportava na sua bagagem seis caracóis gigantes, reporta a Associated Press. O indivíduo tinha acabado de sair de um voo proveniente do Gana.






Os moluscos em causa, que podem transportar doenças que afetam os seres humanos, foram descobertos e apreendidos a 9 de março, no contexto de uma inspeção empreendida pelos serviços de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.


O homem que transportava os caracóis, residente no Gana, explicou que a sua intenção era comer os moluscos. As autoridades libertaram, entretanto, este viajante.


"Não é invulgar os viajantes trazerem alimentos dos seus países de origem, ilustrando a importância do processo de inspeção à chegada aos Estados Unidos", explicou o porta-voz dos serviços de Alfândega e Proteção de Fronteiras, Steven Bansbach.


Porém, facto é que a tipologia de caracóis encontrada na bagagem deste indivíduo - os caracóis gigantes africanos - diz respeito a um dos maiores caracóis terrestres, podendo crescer até aos 20 centímetros. A espécie transporta, ainda, um parasita chamado verme-pulmonar do rato, que pode causar meningite a humanos. Podem, também, produzir até 1.200 ovos por ano.


Por essas razões, estes moluscos são proibidos nos Estados Unidos - alimentando-se de 500 tipos diferentes de plantas, mas também de gesso e estuque presente em edifícios.

IN:NM
 
Voltar
Topo