WordPress 3.7 “Basie”: Mais uma versão com grandes novidades!

genios

Avensat
O WordPress é de longe a plataforma de blogging, e não só, mais usada na Internet. A razão deste sucesso e desta popularidade está associada à sua facilidade de utilização e de gestão.

Este tipo de plataformas, por estarem expostas na Internet, precisam de actualizações constantes de segurança, para além das novidades e melhorias que vão sendo lançadas.

Na continuação dos desenvolvimentos anteriores, a equipa de desenvolvimento do WordPress apresentou agora a nova versão deste CMS. A versão 3.7 está já disponível para todos actualizarem ou instalarem.

wordpress_0.jpg

As novidades da versão 3.7 não são grandes em volume, mas sim muito significativas no que toda à melhoria da gestão da plataforma e da segurança dos utilizadores.

A gestão do WordPress é dos passos que menos agrada aos administradores desta plataforma. É no entanto extremamente importante para a saúde do WordPress e para a manutenção dos níveis segurança exigidos.

A partir desta versão, a instalação das actualizaçõe de segurança e de manutenção passam a ser feitas sem necessitarem de qualquer intervenção. Todo o processo será automatizado e decorrerá em fundo, sem que ninguém se aperceba da sua execução.

Estes processos foram melhorados e tornados mais seguros, sendo aumentadas as validações e verificações de segurança destes processos de actualização.

Fica assim facilitada a manutenção desta plataforma e aliviada o papel dos gestores. As versões major, as que são totalmente novas, continuam a necessitar de uma indicação explicita para serem instaladas.

Outra novidade, associada à segurança, está nos níveis de “força” das passwords que os utilizadores definem. O WordPress passa a recomendar uma maior segurança das passwords definidas.

O sistema de validação das passwords foi melhorado e passou a conseguir detectar situações de passwords fracas e as bem conhecidas passwords fáceis de contornar (12345, nomes, datas, padrões de teclado, etc).

Por fim foi dada atenção às traduções do WordPress. Vai passar a ser disponibilizada de forma mais rápida as traduções para os diversos idiomas. A versão 3.7 permite que sejam instalados e actualizados os ficheiros de idiomas pretendidos, de forma automática.

Para além das melhorias que a versão 3.7 apresenta, existe uma última novidade que foi apresentada, mas que não está directamente associada a esta versão.

A equipa do WordPress passou a usar ciclos de desenvolvimentos mais curtos e centrados apenas nas funcionalidades que estiverem prontas. Deixam de esperar pelo desenvolvimento completo de todas as funcionalidades esperadas e passam a concentrar-se nelas de forma individual.

O resultado prático destes novos ciclos é a disponibilização mais frequente de novas versões e de novidades. Espera-se já para o final do ano a chegada da versão 3.8 do WordPress.

Estes ciclos de desenvolvimentos estão já a ser usados em situações como o Chrome ou o Firefox, com os bons resultados conhecidos.

Esta nova versão, e as suas novidades, podem e devem ser instaladas por todos os que já usam o WordPress para desenvolverem e disponibilizarem os seus sites.
 
Voltar
Topo