Xadrez: Chineses campeões mundiais universitários em Guimarães

florindo

Avensat
Em masculinos e femininos
Xianghzi Bu, no torneio masculino, e Zhongyi Tan, no torneio feminino, conquistaram os títulos mundiais de xadrez universitário, cuja 12.ª edição terminou no sábado, em Guimarães.
O jogador chinês partia para o torneio masculino como número 1 do "ranking" e, nas nove rondas que disputou, venceu sete partidas e empatou duas.
Os restantes lugares do pódio couberam a Krzysztof Bulski e Marcin Tazbir, jogadores polacos que perderam perante Bu.
A Polónia alcançou, ainda, o quarto, quinto e sexto lugares do torneio.
Entre os quatro portugueses participantes, André Viela, que na primeira ronda defrontou o campeão, assinou a melhor prestação, com um 21.º lugar, após quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.
António Vasques ficou no 25.º lugar, ao passo que Lucas Silva quedou-se pelo 32.º e Pedro Rodrigues pelo 35.º, num total de 40 participantes.
Tal como no torneio masculino, Zhongyi Tan confirmou o favoritismo que a primeira posição do "ranking" lhe conferia e conquistou a medalha de ouro entre as mulheres, através de cinco vitórias e quatro empates.
A russa Alina Kashlinskaya alcançou a medalha de prata e Sarah Hoolt, da Alemanha, completou o pódio.
As portuguesas terminaram a prova nos últimos lugares. Entre 22 xadrezistas, Susana Ferreira concluiu na 19.ª posição, Marta Martins ficou em 20.º e Joana Ribeiro quedou-se pelo último lugar.
A próxima edição do mundial universitário de xadrez realiza-se em 2014, em Katowice, na Polónia.

Fonte:
 
Voltar
Topo