É seguro aquecer a comida mais do que uma vez? Só precisa de saber como

Lordelo

Avensat
naom_6318b7a7bb306.jpg

Existe uma grande variedade de mitos sobre alimentação e um dos mais populares é que não se deve aquecer comida mais do que uma vez. Na verdade, não precisa de ser motivo de alarme, só precisa de seguir algumas dicas, muito úteis, para o fazer corretamente.






Citados pelo jornal The Guardian, Enzo Palombo, professor de microbiologia na Universidade de Technology Swinburne e Sarah McLean, professora de saúde ambiental, na mesma universidade, explicam que seguindo alguns passos simples ao preparar e armazenar alimentos, é possível reaquecer as refeições, em segurança.


O primeiro passo é praticar, sempre, boa higiene, quando está a cozinhar. Depois de cozinhar, deixe a comida arrefecer na bancada, em pequenas porções e em recipientes rasos (o aumento da área de superfície reduz o tempo de arrefecimento) e coloque no frigorífico, no máximo, duas horas depois. A comida deve estar fria, a menos de 5ºC, nas próximas quatro horas.





Tente aquecer apenas a porção da refeição que vai comer. Quando a tirar do micro-ondas, ou do lume, verifique que está bem quente, assim eliminará possíveis bactérias. Se quiser ter a certeza que está quente o suficiente invista num termómetro de cozinha para garantir que a temperatura interna da comida atinge os 75ºC.


No entanto, se não comer imediatamente o que aqueceu, evite mexer muito na comida e coloque-a, novamente, no frigorífico, dentro de duas horas. Tenha especial cuidado ao reaquecer comida para alguém mais vulnerável como crianças, idosos, grávidas e pessoas imunodeprimidas. Se estiver com dúvidas, o melhor é deitar ao lixo.

IN:NM
 
Voltar
Topo