A doença desconhecida por muitos que pode levar à amputação do pénis

Lordelo

Avensat
naom_6305efddef4c9.jpg

Gangrena de Fournier, também conhecida como Síndrome de Fournier, é uma infeção urogenital necrotizante grave e potencialmente fatal, em que diagnóstico e tratamento atempados podem salvar vidas.






De acordo com o Medical News Today, esta infeção é causada por uma bactéria, mas fungos e vírus também podem provocá-la. Abcessos na região, cortes, feridas, tumores e até piercings genitais são possíveis gatilhos para a doença, cuja causa permanece desconhecida.





"Este tipo de gangrena envolve os órgãos genitais. Geralmente afeta homens, mas as mulheres também podem desenvolvê-lo", explica a Mayo Clinic. De forma geral, acrescenta, "uma infecção na área genital ou no trato urinário causa esse tipo de gangrena". Em casos severos, pode levar à amputação do pénis, alerta ainda o centro médico norte-americano.


Quem está em risco?


Uma equipa de investigadores da Bengaluru Medical College and Research Institute, na Índia, descobriu que o risco é 20 a 70% superior em doentes com diabetes. Segundo o , publicado na revista científica ISRN Surgery, o consumo excessivo de álcool e elevado Índice de Massa Corporal são outros fatores de risco a ter em conta.


Numa primeira fase, os doentes queixam-se de dor e inchaço na região genital afetada. Quando a dor começa a intensificar-se, podem surgir odores vindos dessa mesma região.


Sem tratamento, as bactérias causadoras da infeção provocam resposta exagerada do nosso organismo que pode desencadear sépsis. Esta inflamação sistémica pode levar à falência dos nossos órgãos e o risco de morte é alto.

IN:NM
 
Voltar
Topo