Casos de diabetes aumentaram em jovens durante a pandemia

Lordelo

Avensat
naom_63088a9ed3618.jpg


Durante os meses de pandemia, os casos de diabetes tipo 2 aumentaram em jovens. Esta é uma das conclusões de um recente estudo do Johns Hopkins Children's, nos Estados Unidos. Não se conseguiu perceber a real ligação com a Covid-19 (se é que existe), mas a verdade é que os casos subiram ao longo deste período.






O estudo avaliou registos de mais de três mil crianças entre os 8 e os 21 anos. Os dados foram recolhidos entre março de 2018 e fevereiro de 2021. Durante o primeiro ano de pandemia os casos de diabetes tipo 2 aumentaram 77%.





“É raro ouvirmos falar em crianças com diabetes tipo 2, mas a sua prevalência quase duplicou durante os últimos 20 anos”, explicou Megan M. Kelsey, uma das autoras do estudo. “Na primavera de 2020 fomos inundados por novos casos de diabetes com pessoas no início da juventude”, continua.


Por norma, é no sexo feminino que são detetados mais casos deste tipo de diabetes na adolescência. No entanto, segundo os dados deste estudo, 55% dos novos casos foram registados em adolescentes do sexo masculino. “Acabou por ser uma das descobertas mais incomuns da pesquisa que fizemos.”


Não existe, contudo, algo que ligue a Covid-19 a este aumento de casos, a não ser o período em que foram registados.

IN:NM
 
Voltar
Topo