Ciclismo - Volta aos Emirados 2023

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
'Photo finish' decide vitória de Tim Merlier

voltaemiradosdr.jpg

Foi preciso esperar mais de dez minutos para que os comissários da Volta aos Emirados Árabes Unidos decidissem declarar o campeão belga Tim Merlier (Soudal) como vencedor a 1.ª etapa que num sprint milimétrico bateu Caleb Ewan (Lotto), com Mark Cavendish (Astana) na terceira posição.

A ligação por estradas do deserto entre Al Dhafra Castle e Al Mirfa com a extensão de 151 km, ficou marcada pelo vento que provocou vários cortes no pelotão e deu origem a algumas quedas. Com a junção dos vários grupos na fase final da corrida, a vitória foi discutida ao sprint por um pelotão de 12 unidades, onde se encontrava o principal candidato à geral, Remco Evenepoel (Soudal) que cortou a meta em 8.º lugar, seguido de Pello Bilbao (Bahrain), com o grande grupo composto por 100 corredores a gastar mais 51 segundos.

«Esperei mais de quinze minutos até me dizerem que tinha sido o vencedor, numa etapa que foi muito dura. Foi um sprint muito renhido e tivemos que esperar para saber quem venceu. Agradeço a Remco pelo trabalho que fez nos cortes para me manter no grupo devido ao vento e conseguir a segunda vitória da temporada. A corrida é muito larga e ainda faltam seis dias, tivemos um começo perfeito que nos motiva para as próximas etapas», afirmou o vencedor.


Na terça-feira corre-se o contrarrelógio por equipas na distância de 17,3 km, num percurso plano, muito rápido e com curvas bastante largas.

A Bola
 
Luke Plapp é o novo líder da Volta aos Emirados após 'crono' por equipas

img_920x518$2023_02_21_16_04_36_2099382.jpg

O ciclista australiano Luke Plapp (INEOS) assumiu esta terça-feira a liderança da Volta aos Emirados Árabes Unidos após a segunda etapa, um contrarrelógio por equipas em que a formação que integra foi terceira classificada.

Plapp, de 22 anos, lidera com o mesmo tempo do campeão do Mundo belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), segundo graças a bonificações no primeiro dia, com o alemão Nikias Arndt (Bahrain-Victorious) em terceiro, a três segundos.

No contrarrelógio por equipas no porto Khalifa, em Abu Dhabi, a Soudal-QuickStep foi a mais rápida nos 17,3 quilómetros de prova, com 18.17 minutos, um segundo mais rápido do que a EF Education-Easy Post, segunda, e três segundos melhor do que a INEOS, que ainda assim saiu com a camisola amarela.

Na quarta-feira, a terceira etapa liga Al Fujairah a Jebel Jais em 185 quilómetros, acabando em alto com uma das subidas decisivas da competição de sete tiradas ao todo.

Record
 
Aniversariante vence primeira chegada em altitude na Volta aos Emirados

EinerRubioDR.jpg

No dia em que completou 25 anos, o colombiano Einer Rubio (Movistar) venceu isolado a 3.ª etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, com vantagem de 14 segundos para Remco Evenepoel (Soudal), que conquistou a liderança da competição do Médio Oriente.

Apontada como primeiro teste aos candidatos à geral, a tirada, entre Umbrela Beach Al Fujairah e Jebel Jais na distância de 185 km, tinha na subida final com 21 km a principal dificuldade, atacada por um grupo de cerca de 40 corredores, que foi perdendo unidades à medida que a estrada se tornava mais inclinada.

Do quarteto de fugitivos composto por Plankaert (Alpecin), Lucca, Magli (Green Project) e Lazkano (Movistar), o espanhol foi o último a render-se a 14 km da meta já em plena ascensão. O ataque de Einer Rubio a 10 km da meta permitiu que o ciclista natural de Chíquiza ganhasse terreno suficiente para vencer e conseguir a primeira vitória no World Tour.

«Foi incrível a minha primeira vitória profissional. Nos últimos anos passei por coisas que me prejudicaram, agora estou em grande forma. A equipa foi fenomenal na subida, trouxe-me com um rei, quando cheguei às primeiras rampas sentia-me com forças para atacar. Nos últimos quilómetros tinha alguma incerteza porque o pelotão aumentou o ritmo na perseguição. Para mim é algo especial na minha carreira desportiva, dedico a vitória à minha família e à Colômbia, foi uma prenda magnifica no dia do meu aniversário», afirmou Einer Rubio, que há alguns anos teve que emigrar com a sua família para Bogotá devido às secas na região que arruinaram a agricultura.

Com a bonificação conseguida com o segundo lugar na etapa, Remco Evenepoel conquistou a camisola vermelha de líder, com a diferença de 7 segundos para Luke Plapp (Ineos) e 11 segundos para Pello Bilbao (Bahrain) que completam o pódio.

Na 5.ª feira corre-se a 4.ª etapa entre Al Shindagha e Muelle Dubai na extensão de 174 km, que apresenta um percurso plano para velocistas.

A Bola
 
Juan Sebastián Molano vence quarta etapa da Volta aos Emirados ao sprint

img_920x518$2023_02_23_14_20_07_2100108.jpg

O ciclista colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira ao sprint a quarta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, mantendo-se o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) na liderança da geral individual.
Molano, de 28 anos, impôs-se ao cabo de 3:50.01 horas, necessárias para cumprir os 174 quilómetros entre Al Shindagha e o porto do Dubai, batendo sobre a meta o neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), segundo, e o australiano Sam Welsford (DSM), terceiro.

Após a chegada ao sprint, as primeiras posições da geral seguem inalteradas e Evenepoel, campeão do mundo de fundo, é líder com sete segundos de vantagem em relação ao australiano Luke Plapp (INEOS), segundo, e 11 segundos para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious), terceiro.

Na sexta-feira, a quinta de sete etapas liga a ilha de Al Marjan a Um mal Quwain em 170 quilómetros, com nova chegada em pelotão compacto em perspetiva.

record
 
Dylan Groenewegen vence quinta etapa da Volta aos Emirados ao sprint

img_920x518$2023_02_24_14_39_46_2100549.jpg

Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) venceu esta sexta-feira ao sprint a quinta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, cuja liderança da geral segue com o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep).
Groenewegen, de 29 anos, conseguiu a segunda vitória do ano ao cumprir os 170 quilómetros entre a ilha de Al Marjan e Umm al Quwain em 3:57.07 horas, batendo sobre a meta o colombiano Fernando Gaviria (Movistar), segundo, e o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), terceiro.

Após a chegada ao sprint, as primeiras posições da geral seguem inalteradas e Evenepoel, campeão do mundo de fundo e que hoje bonificou, é líder com nove segundos de vantagem em relação ao australiano Luke Plapp (INEOS), segundo, e 13 segundos para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious), terceiro.

No sábado, a sexta e penúltima etapa é totalmente plana, ao longo de 166 quilómetros, e decorre em torno de pontos turísticos em Abu Dhabi.

Record
 
Segunda vitória de Tim Merlier nos Emirados

Merlierdr1.jpg

Na ultima oportunidade para os sprinters, Tim Merlier (Soudal) aproveitou a boa colocação na curva que antecedia a reta da meta e num explosivo sprint venceu a 6.ª etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, que teve partida e chegada a Abu Dhabi, depois de percorridos 166 km. Sem dificuldades orográficas, sem vento e por estradas do deserto sem publico, a etapa viveu durante muitos quilómetros da fuga de Samuele Zoccarato (Green Project), Edward Planckaert (Alpecin) e Larry Warbasse (AG2R), anulada a 6 km da meta já dentro da cidade de Abu Dhabi. Num sprint massivo o belga Tim Merlier foi convincente e registou a segunda vitória na competição depois de ter vencido a 1.ª etapa.


«Foi um final muito agitado e nervoso, talvez por ser a ultima oportunidade para os velocistas. Nos últimos quinhentos metros coloquei-me na posição certa que foi fundamental para sprintar para a vitória, a que não faltou um pouco de sorte, é que além da etapa conquistei em definitivo a camisola dos pontos», afirmou Merlier que registou a 26.ª vitória como profissional.


A última etapa que se corre no domingo vai decidir a geral, a ligação entre Hazza Bin Zayed Stadium e Jebel Hafeet na distância de 153 km, finaliza a 9268 metros de altitude com a meta instalada no final da subida com 10,8 km com rampas de 11 por cento. «O objetivo é vencer a geral mas vou tentar vencer a ultima etapa. Tivemos uma boa semana e a vitória no contrarrelógio por equipas até foi inesperada. Plapp e Bilbao são os principais adversários, como a subida é longa muito coisa poderá vir a acontecer e não podemos descartar uma surpresa», afirmou o líder da competição Remco Evenepoel, que parte para a ultima etapa com a vantagem de 9 segundos para Luke Plapp (Ineos) e 13 segundos para Pello Bilbao (Bahrain).

A Bola
 
Voltar
Topo