'Photo finish' decide vitória de Tim Merlier

Foi preciso esperar mais de dez minutos para que os comissários da Volta aos Emirados Árabes Unidos decidissem declarar o campeão belga Tim Merlier (Soudal) como vencedor a 1.ª etapa que num sprint milimétrico bateu Caleb Ewan (Lotto), com Mark Cavendish (Astana) na terceira posição.
A ligação por estradas do deserto entre Al Dhafra Castle e Al Mirfa com a extensão de 151 km, ficou marcada pelo vento que provocou vários cortes no pelotão e deu origem a algumas quedas. Com a junção dos vários grupos na fase final da corrida, a vitória foi discutida ao sprint por um pelotão de 12 unidades, onde se encontrava o principal candidato à geral, Remco Evenepoel (Soudal) que cortou a meta em 8.º lugar, seguido de Pello Bilbao (Bahrain), com o grande grupo composto por 100 corredores a gastar mais 51 segundos.
«Esperei mais de quinze minutos até me dizerem que tinha sido o vencedor, numa etapa que foi muito dura. Foi um sprint muito renhido e tivemos que esperar para saber quem venceu. Agradeço a Remco pelo trabalho que fez nos cortes para me manter no grupo devido ao vento e conseguir a segunda vitória da temporada. A corrida é muito larga e ainda faltam seis dias, tivemos um começo perfeito que nos motiva para as próximas etapas», afirmou o vencedor.
Na terça-feira corre-se o contrarrelógio por equipas na distância de 17,3 km, num percurso plano, muito rápido e com curvas bastante largas.
A Bola