E se conseguíssemos detetar Covid-19 através da voz? Agora já é possível

Lordelo

Avensat
naom_63047e3e6919e.jpg

Foi criada uma aplicação que deteta casos positivos de coronavírus através da voz em menos de um minuto. O sistema utiliza inteligência artificial para detetar alterações na voz de indivíduos infetados com Covid-19.






Segundo os investigadores, esta nova ferramenta é de "alta precisão", sobretudo em comparação com os testes antigénio usados até agora. "Os resultados sugerem que uma simples gravação de voz ou algoritmos de inteligência artificial podem ser altamente precisos a determinar se as pessoas estão ou não infetados com Covid-192, diz Wafaa Aljbawi, investigador do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, citado pela Sky News.





Aos utilizadores são pedidas algumas informações, como o histórico de saúde ou se é ou não fumador. A aplicação também pede que sejam gravados sons, como o ato de tossir.


Antes de criarem esta nova ferramenta, os investigadores recorreram à utilizaram aplicação Covid-19 Sounds, criada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, para estudar os sintomas de Covid-19 através de um banco de dados com 893 amostras de áudio de 4.352 voluntários saudáveis e não saudáveis. Os cientistas adiantam que 308 indivíduos testaram positivo para o vírus.

IN:NM
 
Voltar
Topo