Estas pessoas estão em risco elevado de ataque cardíaco

Lordelo

Avensat
naom_5a90304d2b612.jpg


Um grupo de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, sugere que O uso prolongado de antidepressivos pode aumentar o risco de doenças cardíacas, segundo um estudo publicado na revista British Journal of Psychiatry Open.









Os cientistas analisaram dados de cerca de 220 mil indivíduos entre os 40 e os 69 anos registados no banco de dados de saúde do Reino Unido. A equipa comparou, durante um século, as condições de saúde de pessoas que tomavam os medicamentos com as dos que não recorriam a antidepressivos.


Os resultados revelaram que quem toma medicamentos como citalopram, sertralina, fluoxetin, paroxetina, mirtazapina, venlafaxina, duloxetina e trazodona têm até 35% mais hipóteses de desenvolver doenças cardíacas e são duas vezes mais propensos a morrer por complicações no órgão.





Os investigadores acrescentam ainda que estas pessoas apresentam um risco 73% superior de more precoce. "Os antidepressivos, especialmente os ISRSs, podem até ter um perfil de atuação seguro a curto prazo, mas estão associados a consequências adversas com o passar do tempo", afirmou Narinder Bansal, a principal autora do estudo


Além dos problemas relacionados com o coração, os cientistas apontam também para uma possível relação entre o uso de antidepressivos a curto prazo com a diminuição de até 32% do risco de desenvolver pressão alta ou diabetes.

IN:NM
 
Voltar
Topo