EUA: Washington aumenta salário mínimo em cerca de 40%

genios

Avensat
ng1431520_435x200.jpg

A capital federal dos EUA, Washington, deu quarta-feira um primeiro passo para aumentar o salário mínimo na área da sua jurisdição em cerca de 40%.

Uma proposta que eleva o salário mínimo de 8,25 dólares (6,1 euros) para 11,50 dólares por hora foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do Distrito de Columbia, que é o conselho municipal da capital, indicou uma fonte à agência noticiosa AFP.

Se for instituído neste valor, o salário mínimo em Washington vai ficar bem além do valor nacional de 7,25 dólares e impor-se como um dos mais elevados do país.

A proposta indica que o aumento se faça em três anos, com uma primeira subida a ocorrer no próximo verão, para 9,50 dólares por hora.

Uma nova votação no Conselho está marcada para dentro de duas semanas, antes de o texto ser submetido à aprovação do autarca da capital, o 'mayor' democrata Vincent Gray, para ser promulgado.

Nos EUA cada Estado pode decidir, ou não, instituir um salário mínimo. Com 9,19 dólares por hora, o Estado de Washington, no oeste do país, é o que tem a maior retribuição, enquanto o do Wyoming, também no oeste norte-americano, é onde o valor é mais baixo, com 5,15 dólares.

Durante a sua campanha eleitoral para a reeleição, o Presidente Barack Obama comprometeu-se a elevar o salário mínimo federal de 7,25 para 9,0 dólares, mas tem de convencer um Congresso onde a oposição republicana domina a Câmara dos Representantes.

Lusa/SOL
 
Voltar
Topo