Fórmula E - 2023

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Félix da Costa arranca Mundial de Fórmula E com sétimo lugar no México

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O piloto português António Félix da Costa (Porsche) estreou-se com um sétimo lugar no Mundial de Fórmula E de 2023, na primeira de 16 rondas, disputada este sábado na Cidade do México.
O piloto natural de Cascais cortou a meta a 21,051 segundos do vencedor, o britânico Jake Dennis (Andretti). O alemão Pascal Wehrlein, companheiro de equipa do português na Porsche, foi segundo, a 7,816 segundos, com o brasileiro Lucas Di Grassi (Mahindra) a fechar os lugares do pódio, a 18,611 segundos.

Félix da Costa partiu para esta corrida do nono lugar da grelha de partida, conseguindo ganhar duas posições durante a mesma, a primeira da terceira geração de monolugares.

"[Foi] uma corrida muito exigente, tanto a nível físico como psicológico. Depois da qualificação, senti que tinha carro para ir mais para a frente na corrida. O início correu bem, recuperei alguns lugares, mas depois fiquei preso atrás do (Sascha) Fenestraz e acabei por perder dois lugares nessa batalha e terreno na luta pelo pódio. Consegui novamente recuperar e, no final, ainda me colei ao grupo que discutia o pódio. Portanto, dadas as circunstâncias, foi um bom início de campeonato", explicou Félix da Costa.

O piloto luso, que deu início à sua nona temporada nesta competição de carros elétricos, mostrou-se "otimista" para a próxima corrida, para a qual parte com seis pontos, a 20 do líder, Jake Dennis.

"Sabemos que temos um carro competitivo e isso dá-me otimismo para a próxima corrida na Arábia Saudita. O campeonato é longo e é importante marcar pontos constantemente, como o fizemos hoje, e quando surgir a oportunidade de estar no pódio ou vencer, cá estaremos. Mas, nestes dias de luta, estes pontos são muito importantes", referiu o piloto de 31 anos, que venceu o título Mundial em 2020.

Esta corrida marcou também a estreia da terceira geração dos carros elétricos, que têm baterias mais pequenas mas mais potentes e permitem debitar 476 cavalos, fazendo com que os monolugares sejam mais rápidos, mais leves e mais eficientes.

A próxima será uma jornada dupla, a disputar em Diriyah, na Arábia Saudita, a 27 e 28 de janeiro.

Record
 
Recuperação de Félix da Costa terminou à porta dos pontos na Fórmula E

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O piloto português António Félix da Costa (Porsche) terminou este sábado na 11.ª posição a segunda de duas corridas na segunda jornada do Mundial de Fórmula E, competição de carros elétricos, que se disputaram na Arábia Saudita.

O piloto natural de Cascais concluiu as 39 voltas ao traçado citadino de Diriyah a 15,229 segundos do vencedor, que foi novamente o seu companheiro de equipa, o alemão Pascal Wherlein (Porsche), novo líder do campeonato.

O britânico Jake Dennis (Andretti) foi o segundo classificado, a 1,252 segundos de Wherlein, com o alemão René Rast (McLaren) em terceiro, a 4,554.

Félix da Costa partiu da 17.ª posição da grelha e foi recuperando posições até à bandeirada de xadrez. Mas, pela segunda corrida consecutiva, ficou fora dos lugares pontuáveis (10 primeiros).

"Não estou contente e quero analisar ao detalhe para melhorar. O Pascal venceu as duas corridas e isso mostra que o nosso carro está forte, esse é o lado positivo a retirar. Já tive momentos menos bons no passado e é nestas alturas que temos de mostrar a nossa raça", disse o piloto português, garantindo que é "hora de ir ao trabalho e dar a volta por cima".

Wherlein é o novo líder do campeonato, com 68 pontos, enquanto o português baixou um lugar e é, agora, o 12.º, com seis.

A próxima prova será uma estreia do campeonato, em Hiderabad, na Índia, em 11 de fevereiro.
Por Lusa
 
Pódio de Félix da Costa na 100.ª corrida no Mundial de Fórmula E

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Depois de largar da 13ª posição da grelha, o piloto português António Félix da Costa, da Porsche, fez uma corrida sempre ao ataque, recuperando dez posições, para terminar no 3° lugar, naquela que foi a quarta prova da temporada do Mundial de Fórmula E, que teve lugar em Hydarabad, na Índia.


Uma grande demonstração de talento do piloto luso, para celebrar da melhor forma a sua centésima corrida na Formula E e que culminou com o primeiro pódio da época e o primeiro pela Porsche.

A Bola
 
António Félix da Costa ganha ePrix da Cidade do Cabo

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Na estreia da Cidade do Cabo no mapa da Fórmula E, vitória portuguesa, com António Félix da Costa a terminar o ePrix com 32 voltas na 1.ª posição, depois de começá-lo da 11.ª.

O piloto português de 31 anos, num Porsche 9XX Electric, realizou corrida fenomenal, de trás para frente, protagonizando duas ultrapassagens candidatas a melhores de 2023, independente da categoria do desporto automóvel sob escrutínio - a segunda, a que garantiu a vitória, realizou-a apenas a duas voltas da bandeira de xadrez

Félix da Costa, no 101.º ePrix da carreira, 5.º com a Porsche, ganhou pela 8.ª vez neste campeonato de monolugares elétricos, 1.ª como piloto da formação alemã, superiorizando-se a Jean-Éric Verge (DS Penske) e Nick Cassidy (Envision).

António, com a vitória na África do Sul, na corrida com a média de velocidade mais alta na história da Fórmula E, «acelerou» de 9.º para 4.º nas contas do Mundial, passando a totalizar 46 pontos, menos 34 do que o companheiro de equipa Pascal Wehrlein, alemão que abandonou logo na volta inaugural, após toque no Envision de Sébastien Buemi.

A próximo ronda do Mundial realiza-se a 25 de março, em São Paulo, no Brasil.

A Bola
 
Fórmula E: Félix da Costa 4.º em São Paulo

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António Félix da Costa, no 9XX Electric da Porsche, terminou a ronda 6 do Mundial de Fórmula E, campeonato com 16 corridas, na 4.ª posição. O português somou mais 12 pontos nas 'contas' da temporada, mas baixou de 4.º para 5.º na classificação de pilotos, embora aproximando-se de quase todos os pilotos na luta pelo título de 2023.

Félix da Costa, segundo na qualificação realizada hoje de manhã, atrás do belga Stoffel Vandorne (DS Penske), o campeão em título, até passou pela liderança da corrida, mas erro de condução na volta 25 do ePrix com 35 (mais 4 que o previsto, devido às 2 intervenções do Safety Car), na travagem para a curva 1 do circuito citadino paulista, fê-lo baixar de 3.º para 7.º e obrigou-o a recuperação inesperada quando estava de olho no pódio.


A Jaguar dominou a edição de estreia do ePrix de São Paulo. No pódio brasileiro, três I-Type 6 da marca britânica: os dois oficiais, do neozelandês Mitch Evans, vencedor de corrida excitante, e do inglês Sam Bird (3.º), mais um da equipa-cliente Envision Racing, com outro piloto neozelandês, Nick Cassidy (2.º).

Classificações
1.º Mitch Evans, Jaguar, 35 voltas
2.º Nick Cassidy, Envision Racing, +0,284 s
3.º Sam Bird, Jaguar, +0,507 s
4.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, PORSCHE, +3,487 s
5.º Jean-Éric Vergne, DS Penske, +4,042 s
6.º Stoffel Vandoorne, DS Penske, +4,576 s
7.º Pascal Wehrlein, Porsche, +5,659 s
8.º Jake Hughes, McLaren, +6,141 s
8.º René Rast, McLaren, +7,403 s
10.º Sébastien Buemi, Envision Racing, +7,976 s
11.º Maximilian Günther, Maserati, +15,192 s
12.º André Lotterer, Andretti, +15,345 s
13.º Lucas di Grassi, Mahindra, +19,247 s
14.º Dan Ticktum, NIO, +19,398 s
15.º Robin Frijns, ABT Cupra, +20,751 s
16.º Oliver Rowland, Mahindra, +26,465 s
17.º Sérgio Sette Câmara, NIO, +31,514 s
Volta mais rápida (1 ponto): Sam Bird, Jaguar, com 1.13,684 m na volta 30
Próximo e-Prix: Berlim 1 e 2 (Alemanha), respetivamente, a 22 e 23 de abril

Mundial de Pilotos
1.º Pascal Wehrlein, 80 pontos
2.º Jake Dennis, 62 pontos
3.º Nick Cassidy, 61 pontos
4.º Jean-Éric Vergne, 60 pontos
5.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 58 pontos
6.º Sam Bird, 44 pontos
7.º Sébastien Buemi, 42 pontos
8.º René Rast, 40 pontos
9.º Mitch Evans, 39 pontos
10.º Jake Hughes, 32 pontos
11.º Stoffel Vandoorne, 22 pontos
12.º Lucas di Grassi, 18 pontos
13.º André Lotterer, 18 pontos
14.º Norman Nato, 11 pontos
15.º Sérgio Sette Câmara, 10 pontos
16.º Dan Ticktum, 9 pontos
17.º Oliver Rowland, 8 pontos
18.º Sacha Fenestraz, 7 pontos
19.º Edoardo Mortara, 3 pontos
20.º Maximilian Günther, 0 pontos
21.º Nico Muller, 0 pontos
22.º Robin Frijns, 0 pontos
23.º Kelvin van der Linde, 0 pontos

Mundial de Equipas
1.º Porsche, 144 pontos
2.º Envision Racing, 103 pontos
3.º Jaguar, 83 pontos
4.º DS Penske, 82 pontos
5.º Andretti, 80 pontos
6.º McLaren, 72 pontos
7.º Mahindra, 26 pontos
8.º NIO, 19 pontos
9.º Nissan, 18 pontos
10.º Maserati, 3 pontos
11.º ABT Cupra, 0 pontos

A bola
 
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Classificação Geral
Construtores


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Fórmula E no Mónaco: Fenestraz (Nissan) ganha qualificação e Félix da Costa (Porsche) é 19.º

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Sacha Fenestraz, da Nissan, garantiu a ‘pole position’ para o ePrix do Mónaco, ronda 9 do Mundial de Fórmula E. O franco-argentino de 23 anos da equipa nipónica derrotou o britânico Jake Hughes, da McLaren, na final de sessão de qualificação muito penalizadora para o português António Félix da Costa, da Porsche, eliminado no Grupo B da primeira fase do programa, após toque no muro que danificou a dianteira esquerda do 9XX Electric da formação alemã.

Numa qualificação marcada por muitas infrações regulamentares e técnicas (algumas estão ainda sob investigação, o que pode originar mudanças importantes na grelha de partida, incluindo a retirada da ‘pole’ a Fenestraz), só 2 pilotos no ‘top-10’ do Mundial (Mitch Evans, da Jaguar, e Jake Hughes, da McLaren) conseguiram apurar-se para os ‘duelos’ que arrumaram os primeiros 8 classificados no arranque para a corrida com 29 voltas ao Circuito do Mónaco, que tem início marcado para as 14.04 horas (Portugal Continental).

Entre os penalizados, o campeão em título, o belga Stoffel Vandoorne – pressões irregulares nos pneus do DS Penske ‘empurraram-no’ para a última posição, atrás do companheiro de equipa Jean-Éric Vergne, outra vítima do 'crime'!

No Mónaco, em 5 ePrix, 4 foram ganhos pelos pilotos que arrancaram da ‘pole’, precisamente o caso de Félix da Costa em 2021, mas a história recente na categoria é muito diferente! Esta temporada, ainda nenhum vencedor da qualificação ganhou uma corrida, contabilizando-se mesmo 11 ePrix consecutivos na Fórmula E sem vitórias desde a primeira posição na grelha de partida.

Grelha de partida provisória:
1.º Sacha Fenestraz, Nissan
2.º Jake Hughes, McLaren
3.º Norman Nato, Nissan
4.º Maximilian Günther, Maserati
5.º Dan Ticktum, NIO
6.º Mitch Evans, Jaguar
7.º Edoardo Mortara, Maserati
8.º Sérgio Sette Câmara, NIO
9.º André Lotterer, Andretti
10.º Nick Cassidy, Envision
11.º Pascal Wehrlein, Porsche
12.º Jake Dennis, Andretti
13.º René Rast, McLaren
14.º Oliver Rowland, Mahindra
15.º Sam Bird, Jaguar
16.º Sébastien Buemi, Envision
17.º Robin Frijns, ABT Cupra
18.º Nico Muller, ABT Cupra
19.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Porsche
20.º Lucas di Grassi, Mahindra
21.º Jean-Éric Vergne, DS Penske
22.º Stoffel Vandoorne, DS Penske

A Bola
 
Félix da Costa após prova de Fórmula E em Roma: «Vou para casa só contente de poder ir para casa»

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O piloto português António Félix da Costa (Porsche) terminou hoje na 12.ª posição a 14.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Roma (Itália), depois de uma penalização o ter feito recuar duas posições.

O piloto natural de Cascais, que largou do 10.º lugar da grelha, viu-se envolvido em vários toques com outros adversários, acabando penalizado no final da corrida, que tinha terminado inicialmente na 10.ª posição.

Félix da Costa ficou, assim, a 18,034 segundos do vencedor, o britânico Jake Dennis (Andretti), autor da 'pole position' e da volta mais rápida da corrida.

O francês Norman Nato (Nissan) foi segundo, a 3,105 segundos, com o britânico Sam Bird (Jaguar) em terceiro, a 3,633 segundos.
"É a primeira vez que vou para casa e só contente de poder regressar para junto da família. Mas, depois do dia, de ontem... damos as coisas por adquiridas, mas sabemos que este é um desporto de riscos e sabemos os riscos que corremos", começou por dizer António Félix da Costa, no final da corrida, recordando o violento acidente em que se viu envolvido na véspera.

Ainda assim, garante que "foi com toda a vontade" que voltou "a meter o capacete" e a ir "à luta". "Tem sido complicado fazer melhor nas qualificações. A nossa equipa irmã, a Andretti, disse ao André Lotterer para defender com tudo o que tinha e ele começou a fazer 'esses' na travagem. É uma forma muito suja de fazer corridas", explicou o piloto português, num vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do campeonato.
Para conseguir livrar-se do adversário, o piloto português fez "uma manobra agressiva para tentar passar, mas a coisa não correu bem" e acabou "por perder alguns lugares".

"Recuperei até ao 10.º lugar, mas levei uma penalização por ter dado um toque com outro piloto no meio destas ultrapassagens todas. Foi um dia para esquecer. Vou para casa só contente de poder ir para casa", concluiu António Félix da Costa.

Record
 
Fórmula E: Porsche de Félix da Costa falha título

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A Envision Racing sucedeu à Mercedes-EQ na galeria das equipas campeãs na Fórmula E, com o neozelandês da escuderia inglesa que compete no campeonato de monolugares elétricos desde a temporada de estreia, em 2014/2015 a impor-se na corrida 16 da Época 9, no ExCeL de Londres. Nick Cassidy, vencendo ePrix com arranque atrasado diversas vezes, devido à chuva na capital britânica, terminou o Mundial em segundo, a 30 pontos do inglês Jack Dennis, da Andretti, o sucessor de Stoffel Vandoorne no quadro de honra da categoria, no ano da estreia de máquina nova (Gen3).

Nick Cassidy arrancou da ‘pole position’ e liderou o ePrix de fio a pavio, terminando as 38 voltas à frente do compatriota Mitch Evans, da Jaguar, e de Dennis. Este neozelandês de 28 anos, adaptou-se bem às condições do circuito no ExCel, porventura aproveitando a experiência adquirida nos anos de competição no Japão. Em Londres, quinta vitória na Fórmula E, quarta em 2023, somando o sucesso de hoje aos que comemorou em Berlim, Mónaco e Portland. Confirmando-se os rumores, na Época 10, Cassidy companheiro de Evans na Jaguar.

A Envision Racing, na luta pela vitória no campeonato de equipas, venceu a Jaguar, que é a fornecedora do monolugar com que acelera na Fórmula E (I-Type 6). A outra equipa inglesa terminou a temporada, na segunda posição, com menos 12 pontos que a campeã. Já a Porsche de António Félix da Costa (e Pascal Wehrlein) não conseguiu melhor que a quarta posição na classificação, perdendo a terceira para a ‘cliente’ Andretti neste ePrix (os norte-americanos competem com o 9XX Electric dos alemães). O português acabou a corrida em 16.º e baixou a nono no Mundial, com 93 pontos e três pódios, incluindo o da vitória na primeira edição do ePrix da Cidade do Cabo, na África do Sul.

A Época 10 da Fórmula E tem arranque marcado para 13 de janeiro de 2024, na Cidade do México. No calendário com o número recorde de 17 corridas, destaca-se a estreia de Tóquio (Japão), com ePrix a 30 de março. Até lá, antecipam-se mudanças no plantel de pilotos, com entradas, saídas e transferências entre equipas. Félix da Costa encontra-se sob contrato com a Porsche, que representou pela primeira vez esta época.

A Bola
 
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