Formula 1 - 2024

Verstappen de novo na frente antes da qualificação no Japão​


Verstappen de novo na frente antes da qualificação no Japão


Max Verstappen voltou a ser o mais rápido na derradeira sessão de treinos livres em Suzuka.

O neerlandês da Red Bull rodou em 1:29.563 e superou o outro RB20 de Sergio Pérez por 0.269s.

Os pilotos da Mercedes foram os principais opositores da Red Bull, com George Russell a colocar o W15 em terceiro e à frente de Lewis Hamilton.

Fernando Alonso foi o quinto classificado ao volante do Aston Martin, enquanto Lando Norris terminou em sexto com o McLaren. O britânico estabeleceu o melhor tempo no primeiro setor, mas foi forçado a abordar essa tentativa na sequência de um erro.

Carlos Sainz, que tinha terminado a única sessão representativa de sexta-feira perto dos monolugares na Red Bull, não foi além da sétima marca, diante do McLaren de Oscar Piastri.

O RB de Yuki Tsunoda e o outro Ferrari de Charles Leclerc fecharam os dez primeiros.


Classificação da terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão

mkva3xe76ssc1.jpeg

F1PT
 

Verstappen bate Pérez por 66 milésimos e está na pole em Suzuka​


Verstappen bate Pérez por 66 milésimos e está na pole em Suzuka


Max Verstappen garantiu a pole position para o Grande Prémio do Japão ao bater o colega de equipa por 66 milésimos de segundo na qualificação de Suzuka.

O piloto neerlandês da Red Bull alcançou a sua quarta pole position da temporada e mantém-se imbatível em qualificação em 2024.

Lando Norris colocou o carro da McLaren no terceiro posto e partilhará a segunda linha da grelha de partida com o Ferrari de Carlos Sainz.

Seguiu-se o Aston Martin de Fernando Alonso, que registou um tempo apenas quatro milésimos de segundo mais lento do que o seu compatriota.

O aniversariante Oscar Piastri superou Lewis Hamilton por seis milésimos e alinhará em sexto com o segundo carro da McLaren.

Charles Leclerc não foi além do oitavo lugar, diante do Mercedes de George Russell e do RB de Yuki Tsunoda.

O VCARB 01 de Daniel Ricciardo foi eliminado no Q2, juntamente com o Haas de Nico Hulkenberg, o Sauber de Valtteri Bottas, o Williams de Alex Albon e o Alpine de Esteban Ocon.

O Aston Martin de Lance Stroll, o Alpine de Pierre Gasly, o Haas de Kevin Magnussen, o Williams de Logan Sargeant e o Sauber de Zhou Guanyu ficaram de fora na primeira fase da sessão.


Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio do Japão

6fvll3tx7tsc1.jpeg

F1PT
 

Verstappen regressa às vitórias e Sainz partilha o pódio com a Red Bull em Suzuka​


Verstappen regressa às vitórias e Sainz partilha o pódio com a Red Bull em Suzuka


Max Verstappen alcançou a sua terceira vitória da temporada num Grande Prémio dominado pela Red Bull em Suzuka.

O arranque do Grande Prémio ficou marcado por um acidente entre Daniel Ricciardo e Alex Albon na Curva 2.

Depois de um período de bandeira vermelha para a reparação das barreiras do circuito, Verstappen replicou o que tinha feito na partida original e manteve-se na frente do seu colega de equipa no segundo arranque.

O neerlandês dominou a corrida até à bandeirada de xadrez para regressar às vitórias após o problema que o forçou a abandonar em Melbourne.

Sergio Pérez nunca esteve em posição de ameaçar a liderança de Verstappen, mas garantiu a dobradinha da Red Bull ao terminar em segundo pela terceira vez em quatro corridas.

Carlos Sainz levou a melhor numa batalha pelo lugar mais baixo do pódio que envolveu pilotos de quatro equipas: McLaren, Ferrari, Aston Martin e Mercedes.
O piloto espanhol terminou na frente do outro SF-24 de Charles Leclerc, enquanto Lando Norris foi o quinto classificado após ter alinhado em terceiro na grelha.
Fernando Alonso concluiu a corrida em sexto e diante de George Russell, que ultrapassou Oscar Piastri na última volta.

Os pilotos da Mercedes optaram por colocar pneus duros durante o período de bandeira vermelha com o intuito de realizarem apenas uma paragem.
Aos comandos do outro monolugar da equipa, Lewis Hamilton cruzou a linha de meta no nono posto.

Yuki Tsunoda assegurou o décimo lugar e conquistou o seu primeiro ponto da carreira em solo japonês.


Classificação do Grande Prémio do Japão
20240407_081444.jpg


F1PT
 

Stroll lidera antes da qualificação sprint na China​


Stroll lidera antes da qualificação sprint na China

Lance Stroll foi o mais rápido na única sessão de treinos livres em Xangai.

O piloto da Aston Martin rodou em 1:36.302 com os pneus macios num treino que contou com um curto período de bandeira vermelha motivado por um princípio de incêndio na relva do circuito.

Oscar Piastri colocou o carro da McLaren na segunda posição e à frente dos Red Bulls de Max Verstappen e Sergio Pérez.

Seguiram-se os monolugares da Haas, com Nico Hulkenberg a superar Kevin Magnussen por apenas 17 milésimos de segundo.

Esteban Ocon foi o sétimo classificado aos comandos do Alpine equipado com um novo fundo em Xangai.

A encerrar o top 10 ficaram o Williams de Alex Albon, o RB de Daniel Ricciardo e o Sauber de Valtteri Bottas.

Os pilotos da Ferrari efetuaram as suas voltas rápidas com o composto macio na fase inicial da sessão e ficaram, por isso, arredados dos dez primeiros, enquanto a Mercedes e o Aston Martin de Fernando Alonso rodaram apenas com os duros.


Classificação da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da China

1xy6ljb58dvc1.jpeg

F1PT
 

Norris sobrevive às condições de aderência extremas e está na pole para a corrida sprint​


Norris sobrevive às condições de aderência extremas e está na pole para a corrida sprint


Cenas incríveis na China: Lando Norris garantiu a pole position para a primeira corrida sprint do ano numa dramática sessão disputada com o piso molhado em Xangai.

O aparecimento da chuva no final do SQ2 levou a que a última fase da sessão de qualificação sprint se realizasse com pista molhada e pneus intermédios colocados nos carros.

A camada de betume aplicada no asfalto parece ter contribuído para a deterioração dos níveis de aderência e complicado ainda mais o trabalho dos pilotos.

Norris sobreviveu às condições extremas para rodar em 1:57.940 e superar Lewis Hamilton por mais de um segundo.

O tempo do britânico tinha sido apagado pela direção de corrida, mas foi reposto nos últimos momentos da sessão, altura em que Hamilton se preparava para celebrar a pole.

Fernando Alonso levou o Aston Martin à terceira posição e terá a companhia do tricampeão Max Verstappen na segunda linha.
Carlos Sainz alinhará em quinto com o Ferrari e à frente do Red Bull de Sergio Pérez.

Charles Leclerc e Oscar Piastri foram sétimo e oitavo classificados, enquanto os pilotos da Sauber encerraram os dez primeiros na melhor sessão do ano para a equipa.

Os pilotos eliminados na segunda fase da sessão foram George Russell, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Lance Stroll.

Os Alpines de Pierre Gasly e Esteban Ocon, o Williams de Alex Albon, o RB de Yuki Tsunoda e o outro FW46 de Logan Sargeant ficaram pelo caminho no SQ1.


Classificação da qualificação sprint do Grande Prémio da China

c0vqowr1devc1.jpeg

F1PT
 

Verstappen vence sprint na frente de Hamilton e Pérez em Xangai​


Verstappen vence sprint na frente de Hamilton e Pérez em Xangai

Max Verstappen triunfou na primeira corrida sprint da temporada de 2024 apesar de ter ocupado o quarto lugar na grelha de partida. O principal motivo de interesse da prova em Xangai foi a intensa batalha pelo lugar mais baixo do pódio.

Com condições de piso seco após a chuva que marcou a qualificação sprint, Verstappen ascendeu a terceiro quando Lando Norris saiu de pista na primeira curva na sequência de uma batalha com Lewis Hamilton.

Embora se tenha queixado de uma anomalia na bateria do RB20 na fase inicial da corrida, o neerlandês conseguiu aumentar progressivamente o ritmo com os pneus médios e ultrapassou o segundo classificado Fernando Alonso na sétima volta da corrida.

Um erro de Hamilton na abordagem à curva mais apertada do circuito permitiu a aproximação imediata do tricampeão em título, que viria a superar o Mercedes na volta 9 de 19.

Hamilton não conseguiu acompanhar o ritmo do seu rival da Red Bull e terminou num longínquo segundo posto.

Atrás do britânico da Mercedes, Sergio Pérez levou a melhor numa incrível batalha pelo segundo posto.

O mexicano da Red Bull tirou partido de uma intensa disputa entre Fernando Alonso e Carlos Sainz para realizar uma dupla ultrapassagem aos espanhóis e subir à terceira posição.

A batalha com Sainz acabaria por causar danos no Aston Martin de Alonso que forçaram o bicampeão a abandonar.

Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram na quarta e quinta posições após terem protagonizado um momento de tensão, com o espanhol a efetuar uma manobra agressiva que deixou o monegasco insatisfeito.

Depois de ter saído de pista quando tentava segurar a liderança na primeira curva, Norris viu a bandeira de xadrez num dececionante sexto posto e à frente do McLaren de Oscar Piastri.

O Mercedes de George Russell, o único a utilizar o composto macio, recuperou até ao último lugar pontuável.


Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da China
20240420_044850.jpg


F1PT​
 

Verstappen na pole, Sainz bate e Hamilton é eliminado no Q1 em Xangai​


Verstappen na pole, Sainz bate e Hamilton é eliminado no Q1 em Xangai


Depois da vitória na corrida sprint do Grande Prémio da China, Max Verstappen conquistou a pole position para a prova de domingo em Xangai.

O piloto da Red Bull estabeleceu uma marca de 1:33.660 para dar à Red Bull a centésima pole position na Fórmula 1.

Sergio Pérez colocou o outro carro da equipa na primeira linha ao ser três décimos de segundo mais lento do que Verstappen.

Fernando Alonso arrancará da terceira posição com o Aston Martin e partilhará a segunda linha com o McLaren de Lando Norris.

Seguiram-se Charles Leclerc, em quinto, e Oscar Piastri, em sexto.

Carlos Sainz perdeu o controlo do seu Ferrari na última curva da sua primeira volta rápida do Q2 e motivou um período de bandeira vermelha ao embater nas barreiras do circuito.

No entanto, Sainz conseguiu trazer o SF-24 lentamente para as boxes e um rápido trabalho de reparação dos danos por parte dos mecânicos permitiu que o espanhol regressasse à pista e fosse suficientemente rápido para assegurar a passagem ao Q3.

Sainz obteve a sétima marca, diante de George Russell, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas.

Eliminados na segunda fase da sessão ficaram Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Alex Albon e Pierre Gasly.

O piloto da casa Zhou Guanyu, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, que cometeu um erro na sua derradeira volta rápida, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant ficaram de fora no Q1.


Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da China


20240420_092347.jpg

F1PT
 

Verstappen domina e Norris impede dobradinha da Red Bull em Xangai​


Verstappen domina e Norris impede dobradinha da Red Bull em Xangai


Max Verstappen alcançou a sua quarta vitória da temporada ao dominar o Grande Prémio da China.

O piloto da Red Bull arrancou da pole position e repetiu o triunfo que tinha conquistado na corrida sprint de sábado em Xangai.

O neerlandês viu a sua liderança ser ameaçada quando o Safety Car entrou em pista por duas vezes no espaço de algumas voltas: primeiro devido a um problema no carro de Valtteri Bottas e depois na sequência de uma colisão entre Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen.

Verstappen geriu sempre essas situações de forma imaculada para garantir uma vitória confortável em solo chinês.

Lando Norris mostrou um ritmo competitivo aos comandos do McLaren e garantiu o seu segundo pódio da temporada.

O piloto britânico superou o Red Bull de Sergio Pérez por cerca de cinco segundos e impediu assim uma nova dobradinha da formação de Milton Keynes.

Seguiram-se os carros da Ferrari, com Charles Leclerc em quarto e Carlos Sainz em quinto.

George Russell terminou na sexta posição e à frente do Aston Martin de Fernando Alonso.

Oscar Piastri foi o oitavo classificado com o McLaren, enquanto Lewis Hamilton recuperou até nono depois de ter alinhado em 18° na grelha.

O Haas de Nico Hulkenberg encerrou os lugares pontuáveis. Foi a terceira vez que o alemão somou pontos em 2024.

Classificação do Grande Prémio da China
20240421_101230.jpg

F1PT
 
Voltar
Topo