Formula 1 - 2024

Verstappen bate Norris e está na pole para a corrida sprint, Leclerc não estabelece um tempo no SQ3



Verstappen bate Norris e está na pole para a corrida sprint, Leclerc não estabelece um tempo no SQ3



Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida sprint no Red Bull Ring, enquanto Charles Leclerc não conseguiu estabelecer um tempo na derradeira fase da sessão de qualificação desta sexta-feira.

O tempo de 1:04.686 permitiu a Verstappen superar o McLaren de Lando Norris por 93 milésimos de segundo e assegurar o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida de domingo.

O outro McLaren de Oscar Piastri será terceiro na grelha e partilhará a segunda linha com o Mercedes de George Russell.

Carlos Sainz foi o quinto classificado aos comandos do monolugar da Ferrari, diante do segundo Mercedes de Lewis Hamilton.

Sergio Pérez colocou o Red Bull no sétimo posto e à frente da dupla da Alpine, com Pierre Gasly em oitavo e Esteban Ocon em nono.
Leclerc saiu demasiado tarde da via das boxes devido a um problema de anti-stall do Ferrari e não conseguiu cruzar a linha de meta antes da bandeirada de xadrez, terminando assim em décimo e sem qualquer tempo registado.
De fora na segunda fase da sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os dois Aston Martin de Lance Stroll e Fernando Alonso, o RB de Yuki Tsunoda e o Williams de Logan Sargeant.

O RB de Daniel Ricciardo, o Haas de Nico Hulkenberg, o Sauber de Valtteri Bottas, o Williams de Alex Albon e o outro Sauber de Zhou Guanyu foram eliminados na primeira fase da sessão.


Classificação da sessão de qualificação sprint do Grande Prémio da Áustria
GRK4zrZWgAAn0KL.jpg

F1PT[/B
 

McLaren ameaçou, mas Verstappen acabou por conquistar vitória confortável na sprint do Grande Prémio da Áustria


McLaren ameaçou, mas Verstappen acabou por conquistar vitória confortável na sprint do Grande Prémio da Áustria



Max Verstappen resistiu aos ataques iniciais da dupla de pilotos da McLaren e triunfou na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria.
O piloto neerlandês arrancou da pole position e, embora tenha conseguido manter a liderança na partida, foi de imediato pressionado por Lando Norris.
Na quinta volta da corrida, Norris ascendeu ao primeiro posto com uma ultrapassagem no limite sobre Verstappen na Curva 3 do traçado austríaco.

No entanto, a resposta de Verstappen não se fez esperar e o tricampeão do mundo recuperou a liderança na travagem para a curva seguinte.

Ao ser ultrapassado pelo seu rival da Red Bull, Norris acabou por cair também para trás do McLaren do seu colega de equipa Oscar Piastri.

Daí em diante, Verstappen impôs um ritmo mais forte do que Piastri e construiu gradualmente uma vantagem sobre o australiano.
Verstappen cruzou a linha de meta quase cinco segundos na frente de Piastri e assegurou a terceira vitória em três corridas sprint em 2024.
Norris não conseguiu voltar a ultrapassar o seu colega de equipa e fechou a sprint no terceiro posto.

O quarto lugar ficou para o Mercedes de George Russell, enquanto Carlos Sainz e Lewis Hamilton mantiveram a quinta e sexta posições que ocupavam na grelha de partida.
Charles Leclerc arrancou do décimo posto e recuperou até sétimo, terminando à frente do Red Bull de Sergio Pérez, que fechou os lugares pontuáveis.


Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da Áustria

n4sb2nkgph9d1.jpeg

F1PT
 

Russell beneficia da colisão entre Verstappen e Norris para triunfar pela segunda vez na Fórmula 1



Russell beneficia da colisão entre Verstappen e Norris para triunfar pela segunda vez na Fórmula 1


O novo duelo entre Max Verstappen e Lando Norris culminou de forma dramática no Red Bull Ring. Os dois pilotos colidiram quando discutiam a liderança no Grande Prémio da Áustria e entregaram o triunfo a George Russell, que se tornou o quinto piloto diferente a vencer em 2024.
Verstappen arrancou da pole position e impôs um ritmo forte para se distanciar de Norris na fase inicial da corrida em solo austríaco.
O piloto da Red Bull dispôs sempre de uma diferença acima dos cinco segundos face a Norris, mas viu o britânico aproximar-se no momento da segunda paragem nas boxes, quando os mecânicos da sua equipa demoraram mais de seis segundos para trocar os pneus no seu RB20.

Norris, que tinha efetuado a sua paragem na mesma volta, regressou à pista apenas três segundos atrás de Verstappen e tirou partido do facto de ter pneus médios novos para reduzir rapidamente a diferença face ao líder.
O que se seguiu foi uma batalha marcada por sucessivas tentativas de ultrapassagem na travagem para a terceira curva do circuito, com ambos os pilotos a saírem por diversas vezes de pista e a utilizarem o rádio para se queixarem do comportamento um do outro.
Na 64ª volta, quando Norris tentava superar Verstappen por fora, um toque entre os dois motivou danos significativos no McLaren e um furo para Verstappen.

Com Norris a abandonar e Verstappen a ser forçado a realizar uma travessia pela via das boxes, Russell herdou a liderança e conquistou a sua segunda vitória na Fórmula 1 – e a primeira da Mercedes desde 2022.

Verstappen acabaria por ser considerado o responsável pela colisão com Norris, mas a penalização de 10 segundos acabou por não o fazer perder a quinta posição no final.
Oscar Piastri terminou menos de dois segundos atrás de Russell e garantiu o seu quarto pódio da carreira, ao passo que Carlos Sainz levou o Ferrari ao terceiro posto.
Lewis Hamilton, que incorreu numa penalização por ter cruzado a linha branca na entrada da via das boxes, concluiu a corrida na quarta posição.

Nico Hulkenberg assinou uma prestação brilhante aos comandos do Haas e alcançou o seu melhor resultado da temporada ao cruzar a linha de meta em sexto, meio segundo à frente do Red Bull de Sergio Pérez.

Numa corrida muito positiva para a Haas, Kevin Magnussen colocou o outro carro da equipa em oitavo, diante do RB de Daniel Ricciardo e do Alpine de Pierre Gasly, que fecharam os lugares pontuáveis.


Classificação do Grande Prémio da Áustria
yag64ocl0q9d1.jpeg

F1PT
 
Voltar
Topo