Futsal - Liga dos Campeões 2022/23

futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Ronda de Elite

Classificações

Grupo A


Pos Equipa Jgs. Pts.
Sporting 3 9
Uragan 3 6
Feldi Eboli 3 3
Loznica 3 0

Grupo B

Pos Equipa Jgs. Pts.
Mallorca Palma 3 9
Piast Gliwice 3 6
Novo Vrijeme 3 1
FK Dobovec 3 1

Grupo C

Pos Equipa Jgs. Pts.
Benfica 3 7
FK Chrudim 3 5
Luxol St. Andrews 3 2
Kairat 3 1

Grupo D

Pos Equipa Jgs. Pts.
Anderlecht 3 7
Barcelona 3 7
Futsal Pula 3 3
United Galati 3 0
 
futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Final Four
Meias Finais (05-05-2023)


Sporting 17:00 Anderlecht
Mallorca Palma 20:00 Benfica
 
Leão de gala carimba passaporte para a final da Champions

sportinganderlecht2.jpg

Foi uma tarde... à Sporting. Os leões golearam o Anderlecht, por 7-1, e carimbaram o passaporte para a final da Liga dos Campeões, marcada para o próximo domingo (19h).

E além de ter garantido o objetivo primordial, que era, naturalmente, a presença no jogo decisivo da mais importante prova de clubes da UEFA, o conjunto leonino fê-lo com... nota artística. Muita e bastante elevada. Especialmente na primeira parte, que terá sido das melhores da história do clube de Alvalade.

Uma entrada à leão (literalmente!) permitiu ao Sporting chegar aos 5 minutos a vencer por... 4-0! Diego Cavinato, Tomás Paçó, Alex Merlim e Eduardo Borges (na própria baliza) apontaram os golos com que começou a ser pintada a goleada, sendo que Hugo Neves e Erick Mendonça, ambos ainda antes do intervalo, dilataram ainda mais a vantagem.

Na etapa complementar, a toada de jogo baixou ligeiramente, com o Sporting a controlar o ligeiro ímpeto belga e a não criar tantas situações de finalização como tinha conseguido nos primeiros 20 minutos, mas, ainda assim, a segunda parte leonina voltou a ser de grande nível. Porque nem só com golos se preenche um relatório de bem saber jogar futsal...

O Anderlecht, já sem nada a perder, conseguiu o tento de honra à passagem do minuto 26, por intermédio de Franko Jelovcic, mas Hugo Neves (que hoje completa o seu 23.º aniversário) bisou no encontro e sentenciou os números da goleada: 7-1.

A Bola
 
Benfica perde com Palma Futsal e está fora da Champions

palmabenficadr.jpg

O Benfica está fora da Liga dos Campeões de futsal. E por muito que a análise de um jogo seja sempre extremamente abrangente, com vários fatores a terem de ressalvados, a verdade é que o final da partida foi absolutamente dramático e as águias viram o sonho desfeito em apenas... meio segundo.

Tudo porque, no último lance da partida, e quando faltavam cinco milésimos de segundo para o suar do gongo (sim, caro leitor, leu bem, apenas cinco milésimos de segundo era o tempo que estava no cronómetro), Ivan Chishkala dispôs de um reposição lateral junto ao meio-campo e colocou de imediato a bola nas imediações da área do Palma Futsal. O esférico foi na direção de Arthur, que, descaído para o flanco direito, rematou de primeira, de pé esquerdo, fazendo a bola entrar na baliza de Luan Muller. Era o delírio nas hostes encarnadas! Porém... o pior estava para vir.

A dupla de arbitragem, constituída pelos croatas Nikola Jelic e Vedran Babic, fez-se valer do 'vídeo-system' para ir ver o lance e, depois de visualizadas as imagens, os juízes decidiram anular o golo do Benfica, uma vez que quando Arthur efetuou o remate já o tempo tinha chegado ao fim.

Uma decisão que fez explodir de alegria os jogadores e os adeptos do Palma Futsal, e que, ao invés, e como será fácil de perceber, inundou de tristeza toda a comitiva das águias.

Antes disso... houve um jogo de futsal. E um bom jogo, por sinal. O Palma Futsal entrou melhor e aos 5 minutos já vencia por 2-0, fruto dos golos de Tayebi e Mancuso. Ainda antes do intervalo, Tayebi aumentou a vantagem da formação espanhola, mas, logo de seguida, Ivan Chishkala também fez o gosto ao pé e relançou os encarnados na discussão do resultado.

A entrada na etapa complementar não podia ser melhor para o Benfica, já que, logo aos 23 segundos (!), Léo Gugiel reduziu a desvantagem. É certo que Cainan, pouco depois, voltou a colocar o Palma Futsal com dois golos à maior, mas Gonçalo Sobral haveria de voltar a encurtar distâncias.

Daí até final assistiu-se a um domínio quase absoluto do Benfica - o Palma Futsal limitava-se a defender o resultado e a tentar explorar as transições -, mas as águias não mais conseguiram encontrar o caminho certo para a baliza (superiormente) defendida por Luan Muller. Até que chegou o momento do jogo, da noite e... da Liga dos Campeões: o 'tal' golo de Arthur que surgiu... já depois do tempo. E o sonho da turma portuguesa caiu por terra.

O Palma Futsal vai, desta forma, marcar presença no jogo decisivo da mais importante prova de clubes da UEFA, onde vai ter pela frente o Sporting. A cimeira luso-ibérica está agendada para as 19 horas do próximo domingo.

A Bola
 
futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2022/23

Final Four
Meias Finais


Sporting 7-1 Anderlecht
Mallorca Palma 4-3 Benfica
 
Benfica vence Anderlecht e arrecada medalha de bronze na Champions

diegonunes1.jpg

O Benfica venceu o Anderlecht, por 4-3, na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares da Liga dos Campeões, realizada na tarde deste domingo, no Vèlodrom Illes Balears, em Palma de Maiorca (Espanha).

Depois da desilusão da eliminação nas meias-finais, aos pés do Palma Futsal (3-4), as águias jogavam pela honra e pela medalha de bronze na mais importante prova de clubes da UEFA, objetivo que acabaram por conquistar depois do triunfo pela margem mínima diante do emblema belga.

Ivan Chishkala, aos 6 minutos, aproveitou da melhor forma um canto batido por Bruno Coelho e, de primeira, atirou para o fundo das redes da baliza de Diego Roncaglio. Estava inaugurado o marcador, mas, ainda antes do intervalo, o Anderlecht chegou ao empate, por intermédio de Gréllo.

Os encarnados entraram melhor na segunda parte e em apenas seis minutos marcaram três golos. Ivan Chishkala, Diego Nunes e Arthur deram uma margem confortável aos comandados de Mário Silva que, ainda assim, não se livraram de um valente susto.

O Anderlecht ainda tentou colocar em perigo o triunfo do conjunto português, com Diego Roncaglio e Gréllo a encurtarem distâncias. No entanto, e pese embora a reação belga, o Benfica conseguiu conservar a vantagem no marcador até final e, dessa forma, garantiu a conquista da medalha de bronze.

A Bola
 
Sporting perde final da Champions nos penáltis

SportingperdefestaPalma1.jpg

Injusto. Ingrato. Inglório. O Sporting perdeu diante do Palma Futsal, no desempate por penáltis, e viu cair por terra o sonho de chegar ao terceiro título europeu.

A final, realizada no Vèlodrom Illes Balears, em Palma de Maiorca (Espanha), começou sob o desígnio do equilíbrio, mas foi a turma da casa que criou as primeiras situações para marcar. Nesse período, Guitta foi gigante na baliza leonina e foi adiando o nulo.

O mesmo aconteceu, de resto, depois disso, com Luan Muller a negar todas as oportunidades de golo que entretanto o Sporting ia criando.
E contra a corrente do jogo, eis que surge o golo do Palma Futsal. Aos 14 minutos, Luan Muller penetrou pela defensiva leonina, a bola sobrou mara Mario Rivillos, que rematou para o fundo das redes da baliza de Guitta.

A reação dos comandados de Nuno Dias foi de grande nível e até ao intervalo o Sporting voltou a dispor de algumas boas situações para empatar.
Os intentos da turma portuguesa foram consumados já na etapa complementar, mais concretamente ao minuto 33, quando Zicky Té, de calcanhar, empatou a contenda.

Dois minutos depois, Anton Sokolov também atirou a contar, mas a dupla de arbitragem foi ao 'vídeo-system' verificar da legalidade do lance e acabou por anular o golo ao internacional russo, por alegada falta do número 13 dos leões. É um facto que Anton Sokolov estava a agarrar a camisola de Marlon Araújo, mas também Marlon Araújo estava a puxar a camisola de Anton Sokolov. Como tal, a decisão deve ser considerada bastante duvidosa. No mínimo...

O lance, que podia ter desanimado os jogadores do Sporting, não beliscou minimamente a formação orientada por Nuno Dias, que continuou a porfiar no sentido de chegar à vantagem. Tanto nos minutos restantes do tempo regulamentar, como também no prolongamento. Aí, no tempo extra, a condição física do conjunto luso pareceu sempre superior ao da equipa espanhola, valendo, ao Palma Futsal, mais um par de excelentes intervenções de Luan Muller, que levou a decisão para o desempate por penáltis.

E também nessa altura, o antigo guarda-redes do Fundão brilhou entre os postes, ao defender o primeiro castigo máximo do Sporting, cobrado por Pany Varela. Mais nenhum jogador falhou qualquer penálti, nem de um lado, nem de outro, e, por essa razão, o Palma Futsal acabou por sair vencedor e conquistou a primeira Liga dos Campeões da sua história.

O Sporting falhou o terceiro cetro europeu - venceu a Champions em 2018/2019 e em 2020/2021 -, naquela que foi a sétima final do emblema verde e branco, a sexta nos últimos sete anos.

A Bola
 
Voltar
Topo